Banco de Brasília amplia horário para atender beneficiários do vale gás

Nesta quarta, 29, começou a ser distribuído o Cartão Gás para famílias de baixa renda do Distrito Federal. Os beneficiados devem obedecer um calendário de retiradas nas agências do Banco de Brasília. Ainda não existe uma previsão para novos cadastros.

Banco de Brasília amplia horário para atender beneficiários do vale gás
Banco de Brasília amplia horário para atender beneficiários do vale gás (Imagem: Diário do Nordeste)

Como sei se tenho direito ao Cartão Gás?

Para saber se você foi beneficiado com o cartão, clique aqui e acesse o site do Banco de Brasília. Será solicitado o CPF e a data de nascimento para a consulta.

Onde pegar o cartão?

Cada beneficiário terá um dia e uma agência do BRB específica para pegar o cartão. A data e local serão informados através deste link.

Como usar o cartão

Após pegar o cartão, é necessário ligar para o número (61) 3029-8440 ou baixar o app BRB Social para solicitar o desbloqueio.

Os beneficiários só podem comprar o botijão de gás GLP de 13kg em locais credenciados pelo GDF. A lista com estes estabelecimentos pode ser conferida no site da Secretaria de Desenvolvimento Social. O valor da compra deve ser passada na função débito.

Quantas vezes o benefício será pago 

Segundo a lei, o programa durará inicialmente 18 meses. O valor deve ficar disponível a cada dois meses e, sendo assim, são previstos, pelo menos, nove auxílios.

Cartão Gás

Lançado no início do último mês, o cartão é um auxílio financeiro no valor de R$100 e será concedido a cada dois meses para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo inscritas no CadÚnico.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), cerca de 69.998 cidadãos conseguiram se cadastrar para adquirir o valor, que deve ser utilizado somente para a compra de botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo nos estabelecimentos cadastrados.

“Nesse tempo de pandemia, eu estou passando por bastante dificuldade financeira. Graças a Deus, com essa ajuda que estão dando, vai melhorar”, disse Ana Maria Pinto, 47 anos.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.