Novo período de inscrição no ENEM 2021 registrou 281 mil novos candidatos

Período foi voltado aos estudantes que tiveram isenção em 2020, mas não compareceram nos dias de aplicação do exame. O ENEM 2021 conta com um calendário especial para esses novos inscritos.

Novo período de inscrição no ENEM 2021 registrou 281 mil novos candidatos
Novo período de inscrição no ENEM 2021 registrou 281 mil novos candidatos (Imagem/Reprodução: INEP/Twitter)

Após registrar o menor número de inscritos desde 2005, com 3.109.762 candidatos, o período de solicitação de isenção foi reaberto e agora o Exame Nacional do Ensino Médio teve um aumento de 9% no número de inscritos.

Nessa reabertura o exame registrou 280.145 novos participantes, para eles um calendário especial será aplicado.

Pois, seria inviável adiar o exame ou inseri-los nas mesmas datas que os demais inscritos.

Novos inscritos no ENEM

A reabertura do período de solicitação de isenção foi extremamente importante para os estudantes brasileiros. Isso porque, o exame tem registrado queda no número de participantes, mas nessa edição a redução no número de inscritos impressiona.

O maior número de inscritos no ENEM foi registrado em 2014, quando 8.722.910 estudantes participaram. Mas, aos poucos, esse número foi caindo chegando ao número de 3.109.762 inscritos em 2021 no primeiro período de inscrições encerrado em julho.

Com as novas inscrições o ENEM 2021 registra a participação de 3.389.907 inscritos.

Vale lembrar que nesse número não estão contabilizados os participantes do ENEM PLL (para pessoas privadas da liberdade).

Essa reabertura dos pedidos de isenção foi importante, pois, com isso os estudantes de classe social mais baixa, que não têm condições de pagar a taxa, puderam se inscrever e terão a oportunidade de ingressar no ensino superior no próximo ano.

Calendário do ENEM 2021

Com as novas inscrições feitas tão próxima à aplicação do exame muitos estudantes se preocuparam com um possível adiamento das provas, no entanto, o MEC e o INEP prepararam um calendário especial.

Com isso, quem estava inscrito no exame desde julho fará a prova nos dias 21 e 28 de novembro. Enquanto que os novos inscritos e os participantes do PPL participarão da prova nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

A data de divulgação do resultado do exame ainda não foi divulgada.

Quanto ao cartão de confirmação, é provável que o estudante tenha acesso a ele cerca de 15 dias antes das provas.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.