Itaú chega a novo recorde em liberações de financiamento imobiliário

Em agosto, o Itaú Unibanco disponibilizou mais de 4,6 bilhões em recursos para financiamento imobiliário no Brasil. Este número representa novo recorde na oferta de crédito para compra de imóveis. Os dados são da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), via Veja.

Itaú chega a novo recorde em liberações de financiamento imobiliário
Itaú chega a novo recorde em liberações de financiamento imobiliário (Imagem: Divulgação/Itaú)

Neste ano, o banco Itaú quebrou o recorde na oferta de crédito imobiliário pela segunda vez. Em março, a instituição financeira havia concedido 4,3 bilhões nessa modalidade.

Ao comparar o empréstimo oferecido em agosto com o mesmo mês do ano passado, houve um aumento de 162%. No acumulado de 2021, o setor, em geral, registrou aumento de 115% no volume de crédito imobiliário. Já o Itaú teve elevação de 209%.

Financiamento imobiliário no Itaú

No Itaú, os clientes podem financiar até 90% do imóvel, pagar em até 30 anos, utilizar o FGTS na entrada ou durante o contrato, e compor a renda com mais uma pessoa.

Atualmente, o banco oferece as seguintes modalidades:

  • Crédito imobiliário
  • Crédito imobiliário com juros da poupança

Entre os diferenciais concedidos pelo Itaú, estão as taxas competitivas para contratar o crédito. O retorno acontece em até 1 hora para financiamentos de até 1,5 milhão. A contratação pode ser feita de forma online.

Para ajudar durante a contratação, os usuários podem contar com um atendimento exclusivo de consultores especializados. No financiamento, será possível incluir os gastos de cartório e impostos.

Volume geral de financiamento imobiliário

De forma geral, o volume de crédito imobiliário — para compra e construção — chegou à marca de R$ 21 bilhões em agosto. Os dados são da Abecip, por meio do Space Money.

Este número representa um aumento de 11,87% em comparação ao mês de julho. Ao comparar com o mesmo período de 2020, o valor recente elevou 79,2%.

O total de unidades financiadas foi de 90,3 mil. Em relação a julho, foi registrado uma alta de 11,3%. Já em relação ao mês de agosto do ano passado, a quantidade recente foi 128,6% maior.

De janeiro a agosto deste ano, o volume de crédito imobiliário acumulado alcançou o número recorde histórico. A quantia registrada foi de 136,8 bilhões. No período, houve 589 mil unidades financiadas.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.