Vestibulinho ETEC: Quando são feitas novas seleções para o ensino médio?

Os cursos da Escola Técnica Estadual (ETEC) são uma opção para quem terminou ou está terminando o ensino médio e deseja uma formação técnica. Os estudantes são selecionados através do Vestibulinho ETEC, que acontece duas vezes ao ano.

Vestibulinho ETEC: Quando são feitas novas seleções para o ensino médio?
Vestibulinho ETEC: Quando são feitas novas seleções para o ensino médio? (Imagem/Reprodução: Guia do Vestibulinho)

O ensino técnico tem se popularizado cada vez mais no Brasil, e a Escola Técnica Estadual é uma das instituições responsável pela oferta dessa modalidade de educação.

Estudar na ETEC pode ter muitas vantagens, entre elas está o fato de você pode associar o ensino médio ao técnico.

Além disso, geralmente as vagas de nível técnico possuem salários maiores do que as de nível médio.

“O esforço para ampliar o acesso a cursos técnicos integrados ao Ensino Médio já está trazendo grandes resultados. Estamos crescendo a um ritmo acelerado para que São Paulo continue sendo referência em educação profissional, tanto na qualidade quanto no alcance”, diz a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.

Quando acontece o Vestibulinho ETEC?

Antes de tudo é necessário entender que os estudantes são selecionados para ingressar na instituição por meio de provas, o chamado Vestibulinho.

Mesmo os candidatos aos cursos técnicos integrados ao ensino médio precisam realizar as provas.

O Governo do Estado de São Paulo está prevendo começar as inscrições já no mês de outubro, mas ainda não foi informado o cronograma completo com as datas.

A aplicação das provas acontece sempre no início de cada semestre. Ou seja, as próximas devem ser aplicadas apenas no início de 2022.

Mais vagas no Vestibulinho ETEC 2022

Para o próximo ano a previsão é de que sejam ofertadas 39 mil vagas em 68 cursos com mais de mil turmas, que estão espalhados em 223 unidades das ETEC.

Os cursos são de eixos tecnológicos como Ambiente e Saúde, Controles e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Infraestrutura, Produção Cultural, Tecnologia da Informação e Comunicação, Turismo e Lazer e outros.

Ficou interessado e quer conhecer mais sobre os cursos que são oferecidos no Vestibulinho ETEC?. Então, acesse o site do Vestibulinho, é lá também que serão disponibilizadas mais informações sobre a seleção, como cronograma e inscrições.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.