Seleção da UFU vai classificar candidatos para vagas remanescentes do SISU

Novo processo seletivo realizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai preencher as vagas remanescentes do SISU 2021. São ao todo 296 oportunidades de ingresso em vários cursos; veja como se inscrever.

Seleção da UFU vai classificar candidatos para vagas remanescentes do SISU
Seleção da UFU vai classificar candidatos para vagas remanescentes do SISU (Imagem/Reprodução: UFU)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai preencher vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada. A seleção vai ser feita em única etapa que acontecerá com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2018 a 2020.

Vagas remanescentes do SISU na UFU

A seleção vai preencher ao todo 296 vagas que “restaram” das chamadas regulares, os estudantes terão a oportunidade de estudar em diversos campis da instituição, são eles:

Pontal (Ituiutaba), Monte Carmelo, Patos de Minas e Santa Mônica (Uberlândia).

Veja abaixo os cursos disponíveis:

  • Administração;
  • Ciências biológicas;
  • Ciências contábeis;
  • Engenharia de produção;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Matemática;
  • Pedagogia;
  • Química;
  • Serviço social.

A seleção vai contar com reserva de vagas para candidatos que cursaram todos os anos do Ensino Médio em escolas da rede pública, de acordo com a Lei de Cotas.

Ou seja, há percentual para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Vale lembrar que os estudantes ingressarão na instituição no primeiro semestre letivo de 2021, que está em atraso por conta da pandemia e vai ser iniciado em 29 de novembro.

Inscrições para as vagas remanescentes do SISU na UFU

Apenas quem já concluiu o ensino médio ou está na última série dessa etapa poderá se inscrever, além disso, é necessário ter feito o ENEM em uma das edições que são aceitas na seleção.

As inscrições são gratuitas e serão abertas às 12h do dia 5 de outubro seguindo até as 16h do dia 19 de outubro; elas poderão ser feitas no site da Universidade Federal de Uberlândia.

Sistema de Seleção Unificada

O SISU seleciona todos os anos estudantes para ingressar no ensino superior em instituições públicas, federais ou estaduais.

Geralmente são duas seleções ao ano, podendo ainda ser realizada mais uma para preenchimento de vagas remanescentes.

Esse tipo de vaga é aquela que “restou”, ou seja, não foi preenchida nos processos seletivos regulares.

Para não ficar em aberto e permitir que mais estudantes ingressem no ensino superior é que seleções para vagas remanescentes são feitas.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.