Bolsa Família: Inscrito não tem direito ao empréstimo no CAIXA Tem e não podem trabalhar

Pontos-chave
  • Linha de crédito do Caixa Tem foi lançada;
  • Taxas de juros cobradas são as mais altas do mercado;
  • Pagamento será liberado com base no mês de aniversário.

O prometido empréstimo no CAIXA Tem finalmente foi lançado pela Caixa Econômica Federal (CEF) na última segunda-feira, 27. A linha de crédito que irá oferecer valores entre R$ 300 a R$ 1 mil terá algumas limitações de acesso junto a condições financeiras específicas. Incluindo, a proibição do grupo do Bolsa Família. 

Bolsa Família: Inscrito não tem direito ao empréstimo no CAIXA Tem e não pode trabalhar
Bolsa Família: Inscrito não tem direito ao empréstimo no CAIXA Tem e não pode trabalhar. (Imagem: R7)

O empréstimo no CAIXA Tem consiste em uma promessa de meses pela instituição financeira. O novo serviço foi ofertado em um momento no qual os clientes da conta poupança social digital, que são, sobretudo, beneficiários do auxílio emergencial, estão preocupados com o fim do programa no próximo mês. 

Os beneficiários do auxílio emergencial não são os únicos preocupados com a situação financeira, pois os inscritos no Bolsa Família também dependem do programa emergencial devido à transferência de elegibilidade.

No caso específico dos beneficiários do Bolsa Família ainda existe a incerteza sobre o lançamento do programa em novo formato, o Auxílio Brasil. 

Portanto, de certa forma o empréstimo no CAIXA Tem é uma estratégia para assegurar uma alternativa de crédito para ambos os grupos, ainda que seja uma medida temporária, além de estimular a continuidade de uso das contas poupanças sociais digitais. 

Porém um outro detalhe também deve ser observado, as tratativas em meio a constantes altas da taxa básica de juros. Fator que pode encarecer a linha de crédito concedida às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Critérios do empréstimo

O empréstimo no CAIXA Tem poderá ser contratado diretamente pelo celular, basta que o cliente acesse a conta poupança social digital. Estima-se que cerca de 100 milhões de pessoas estejam aptas à contratação. 

Lembrando que também há a possibilidade de futuros clientes do Caixa Tem solicitarem a linha de crédito. Os interessados no empréstimo no CAIXA Tem, terão a possibilidade de contratá-lo para despesas pessoais ou para investimentos, a vantagem é que não há distinções quanto à concessão do crédito entre os dois modelos.

A particularidade fica por conta da liberação do valor que poderá ser sujeitado à análise cadastral do tomador.

A taxa de juros incidente será de 3,99% ao mês. De acordo com o relatório Estatísticas Monetárias e de Crédito, publicado pelo Banco Central ainda ontem, a taxa média aplicada pelos bancos costuma ser de 1,45% ao mês, sendo o crédito pessoal geral de 2,42% mensais. 

O presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, informou sobre a possibilidade de elevar o crédito e reduzir os juros tão logo o banco fizer um reconhecimento sobre a capacidade dos credores de arcar com a dívida referente ao empréstimo. 

“O que a Caixa está fazendo nunca foi feito porque essas dezenas de milhões de pessoas, pelo menos 38 milhões de invisíveis não têm nenhuma informação de crédito. Então não há como realizar uma análise matemática”, disse.

Limitações para o Bolsa Família

O lançamento do empréstimo o CAIXA Tem veio junto a uma notícia que desapontou milhares de brasileiros. Consiste no impedimento da contratação de crédito por parte dos beneficiários do Bolsa Família.

De acordo com o banco, trata-se de uma restrição vinculada a questões legais e técnicas, tendo em vista que a conta poupança social digital será transformada em conta digital com o fim dos pagamentos do auxílio emergencial.

Bolsa Família: Inscrito não tem direito ao empréstimo no CAIXA Tem e não pode trabalhar
Bolsa Família: Inscrito não tem direito ao empréstimo no CAIXA Tem e não pode trabalhar. (Imagem: Clic Camaquã)

Se tratando de beneficiários de outros programas sociais, a aquisição do crédito será liberada somente mediante aprovação durante análise cadastral.

Em contrapartida, quem tiver restrições junto ao SPC ou Serasa ou que já tenham tomado outros financiamentos significativos capazes de impactar a liberação atual serão impedidos de contratar o empréstimo. 

Esse não é o único impedimento do grupo, quem está inscrito no Bolsa Família também não pode exercer atividade remunerada com registro em carteira.

Logo, essas pessoas ficam impedidas de aumentar sua renda, e até mesmo de sair do programa social. Ou, preferem prestar serviços sem registro para evitar a exclusão do programa.

Concessão do crédito

A Caixa Econômica Federal informou que irá liberar o empréstimo no CAIXA Tem de maneira escalonada, seguindo a ordem do mês de nascimento. Por hora, apenas os aniversariantes de janeiro e fevereiro podem obter os valores. Veja o calendário divulgado pela Caixa a seguir:

Calendário para clientes Caixa Tem

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: a partir de 27 de setembro;
  • Nascidos em março e abril: a partir de 18 de outubro;
  • Nascidos em maio e junho: a partir de 8 de novembro;
  • Nascidos em julho e agosto: a partir de 29 de novembro;
  • Nascidos em setembro e outubro: a partir de 13 de dezembro;
  • Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 27 de dezembro.

Calendário para o público geral

  • Nascidos em janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho: a partir de 8 de novembro;
  • Nascidos em julho e agosto: a partir de 29 de novembro;
  • Nascidos em setembro e outubro: a partir de 13 de dezembro;
  • Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 27 de dezembro .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.