Na última sexta-feira (24), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) confirmou, por meio de sua conta no Twitter, que foi diagnosticado com a COVID-19. O anúncio veio após viajem aos Estados Unidos na comitiva do presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), que aconteceu na última semana.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) anunciou que está com COVID-19. O parlamentar viajou aos Estados Unidos na comitiva de seu pai, o presidente Bolsonaro. A viajem ocorreu para a abertura da Assembleia Geral da ONU (Organização as Nações Unidas).
Durante o anúncio, em sua rede social, o parlamentar afirmou que está realizando o tratamento contra a doença, mas não informou mais detalhes. Porém, aproveitou o post para questionar a eficácia da vacina contra a COVID-19.
Segundo Eduardo Bolsonaro, ele havia tomado a primeira dose da vacina da Pfizer e mesmo assim teve contaminação por COVID-19.
“Sabemos que as vacinas foram feitas mais rápidas do que o padrão. Tomei a primeira dose de Pfizer e contraí Covid. Isso significa que a vacina é inútil? Não creio.”
O parlamentar também aproveitou o anúncio para criticar a exigência do comprovante de vacinação para entrarem em alguns locais. Segundo ele, a ineficácia da vacina “é mais um argumento contra o passaporte sanitário”.
Eduardo não foi o único diagnosticado com COVID-19, outros membros da família Bolsonaro testaram positivo. O próprio presidente da república está com a doença, mais uma vez, assim como os seus filhos Flávio e Jair Renan.
Após voltar de viagem aos Estados Unidos, na última quarta (22), o presidente entrou em isolamento. Bolsonaro teve contato com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que foi diagnosticado com a doença ao pousar no Brasil.
O isolamento foi recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a toda comitiva presidencial que acompanhou Bolsonaro aos EUA.
A Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto informou que o presidente e sua esposa, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, realizaram um novo teste para Covid-19 no domingo (26) e que o resultado foi negativo.
No mesmo dia, outros quatro ministros, que integraram a comitiva do governo brasileiro e cumpriam o isolamento, anunciaram o resultado negativo no teste para a Covid-19. São eles:
• Anderson Torres, da Justiça;
• Gilson Machado Neto, do Turismo;
• Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria Geral;
• Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente.