Inscrições no Auxílio Inclusão de R$ 550,00 vão funcionar como?

O auxílio Inclusão de R$ 550 entrará em vigor no próximo mês. Com isso, os beneficiários do Benefício Assistencial de Prestação Continuada (BPC), que conseguirem emprego com carteira assinada, passarão a receber o novo auxílio, após inscrição.

Inscrições no Auxílio Inclusão de R$ 550,00 vão funcionar como?
Inscrições no Auxílio Inclusão de R$ 550,00 vão funcionar como? (Imagem: Global Empresas)

Com o auxílio Inclusão o governo pretende incentivar os beneficiários do BPC a ingressarem no mercado de trabalho. Dessa amaneira, será possível diminuir o número de pessoas que dependem do programa.

O foco são as Pessoas com Deficiência, já que a ocupação das vagas reservadas no mercado de trabalho não são preenchidas. Com isso, é esperado que o Auxílio Inclusão contemple 76 mil pessoas até junho de 2022.

O Auxílio Inclusão será de meio salário mínimo, sendo atualizado conforme o piso nacional. Como entrará em vigor em outubro deste ano pagará R$ 550, já que o piso hoje é de R$ 1.100. Poderão receber os cidadãos que cumprirem os seguintes requisitos:

  • Ter recebido o Benefício Assistencial de Prestação Continuada (BPC) em algum momento nos últimos cinco anos.
  • Passar a exercer atividade remunerada, com registro em carteira (CLT).
  • Possuir remuneração inferior a 2 salários mínimos (R$ 2.200).
  • Possuir renda familiar de 1/4 do salário mínimo per capita ou de ½, em casos específicos, segundo as regras do BPC.
  • Estar com sua inscrição atualizada no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Esse cadastro é feito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Além disso, deve ser atualizado todos os anos ou, no mínimo, a cada dois anos.

O novo benefício do INSS não será cumulativo com aposentadoria, pensão, benefício por incapacidade ou seguro-desemprego. O governo terá um custo de R$ 18 milhões em 2021 e de R$ 396,2 milhões no próximo ano.

A partir de 1º de outubro de 2021, próxima sexta-feira, o benefício que atende a esses requisitos poderá solicitar o Auxílio Inclusão pelos canais do INSS: telefone 135, aplicativo ou site Meu INSS.

O BPC é um benefício destinado aos idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência incapacitados de trabalhar que não contribuem para o INSS e que estão em situação de vulnerabilidade social.

Dessa maneira, precisam comprovar ter uma renda per capita mensal de até 25% do salário mínimo. Os contemplados recebem um salário mínimo todos os meses, porém, não têm direito ao 13º salário e pensão por morte.

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Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.