Governo está pressionado a pagar o novo Bolsa Família? Há quem diga que sim!

Auxílio Brasil se transforma em obrigação para o governo federal. Diante do atual cenário de crise econômica e política, o presidente Jair Bolsonaro vem se sentindo cada vez mais pressionado para implementar o novo Bolsa Família. O programa funcionará como uma estratégia para sua reeleição em 2022.

Governo está pressionado a pagar o novo Bolsa Família? Há quem diga que sim! (Imagem: Exame / Arte / Divulgação / Evaristo Sá)
Governo está pressionado a pagar o novo Bolsa Família? Há quem diga que sim! (Imagem: Exame / Arte / Divulgação / Evaristo Sá)

A consolidação de um novo projeto social se transformou em uma grande dor de cabeça para o governo federal. Há meses o presidente Jair Bolsonaro afirma que irá criar reformular o Bolsa Família, liberando mensalidades superiores a R$ 300 para a população de baixa renda. A realização da proposta, no entanto, não se encaixa na contabilidade pública.

Novo Bolsa Família se torna urgente no governo

O principal motivo para que o programa seja implementado é a necessidade de retomar a popularidade de Bolsonaro. Desde o feriado de 7 de setembro, quando o chefe de estado ameaçou as principais instancias nacionais e foi acusado de violar a constituição, o índice de reprovação do seu governo chegou a quase 60%.

Com isso, Bolsonaro passou a trabalhar com mais foco na aprovação do novo Bolsa Família, sob a esperança de garantir esse eleitorado em sua candidatura. A previsão é de que mais de 17 milhões de pessoas sejam contempladas pelo projeto, número significativo na corrida pela presidência.

É válido ressaltar ainda que Bolsonaro tem como principal concorrente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido mundialmente pela sua forte atuação e comprometimento com as políticas públicas sociais.

Lula se transformou em referencia por consolidar o Bolsa Família e criar demais projetos para os brasileiros mais pobres, como o Minha Casa Minha Vida, Prouni, Fies, Farmácia Popular, entre outros.

Auxílio Brasil pode ser concedido a partir de novembro

Se a agenda de Bolsonaro se cumprir, o novo projeto passará a ser pago a partir de novembro. Porém, até o momento não foi definida sua forma total de custeio, uma vez em que o valor acima dos R$ 35 bilhões do Bolsa Família ultrapassa o teto orçamentário determinado pelo Congresso Nacional.

Ao longo das próximas semanas, a equipe do ministério da economia deverá solucionar o problema para a definição do pagamento que substituirá o atual Bolsa Família e o auxílio emergencial.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.