Dia das Crianças, Black Friday e Natal devem gerar mais de 500 mil vagas de emprego

A temporada de final do ano se aproxima e o aumento das vagas de emprego também. Isso porque, entre os meses de outubro a dezembro há uma movimentação maior no comércio e consequentemente nas indústrias.

Dia das Crianças, Black Friday e Natal devem gerar mais de 500 mil vagas de emprego
Dia das Crianças, Black Friday e Natal devem gerar mais de 500 mil vagas de emprego (Imagem/Reprodução: PontoMais)

O último trimestre do ano é geralmente o que apresenta maior número de contratações em todo o Brasil.

Já que é a época do Dia das crianças, em outubro; Black Friday, em novembro e Natal, em dezembro.

No entanto, em 2020, sofrendo os efeitos da pandemia, o número de contratações não foi tão expressivo.

“Antecipar-se às comemorações com novas contratações é um sinal de confiança na retomada das vendas, uma vez que após o auge da pandemia inúmeras empresas tiveram que dispensar seus colaboradores para reduzir seus custos”, analisa o presidente da CNDL, José César da Costa.

Vagas de emprego no fim do ano em 2021

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a reabertura das atividades econômicas há uma expectativa de que nesse último trimestre uma “onda” de contratações aconteça.

De acordo com dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) nos próximos meses o Brasil deve gerar 565 mil vagas de trabalho temporárias.

Já uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), e o Sebrae apresenta dados um pouco mais conservadores, mas bastante promissores.

A pesquisa, que foi realizada em todas as regiões do Brasil, trouxe a perspectiva de que sejam abertas aproximadamente 105 mil vagas de emprego.

Os dois levantamentos apresentam números bastante diferente, mas ambos são promissores.

Principalmente se analisarmos que os dados da CNDL, SPC e Sebrae apontam para um crescimento das contratações se comparado com o mesmo período de 2019.

Ainda segundo a pesquisa, 69% dos empresários entrevistados têm o objetivo de realizar contratações nessa reta final de 2021.

“Apesar de cauteloso, o empresário sabe que o final do ano é sempre um momento de aumento nas vendas e as empresas precisam estar preparadas para essa demanda”, acrescenta o presidente da CNDL.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA