Dia das Crianças, Black Friday e Natal devem gerar mais de 500 mil vagas de emprego

A temporada de final do ano se aproxima e o aumento das vagas de emprego também. Isso porque, entre os meses de outubro a dezembro há uma movimentação maior no comércio e consequentemente nas indústrias.

Dia das Crianças, Black Friday e Natal devem gerar mais de 500 mil vagas de emprego
Dia das Crianças, Black Friday e Natal devem gerar mais de 500 mil vagas de emprego (Imagem/Reprodução: PontoMais)

O último trimestre do ano é geralmente o que apresenta maior número de contratações em todo o Brasil.

Já que é a época do Dia das crianças, em outubro; Black Friday, em novembro e Natal, em dezembro.

No entanto, em 2020, sofrendo os efeitos da pandemia, o número de contratações não foi tão expressivo.

“Antecipar-se às comemorações com novas contratações é um sinal de confiança na retomada das vendas, uma vez que após o auge da pandemia inúmeras empresas tiveram que dispensar seus colaboradores para reduzir seus custos”, analisa o presidente da CNDL, José César da Costa.

Vagas de emprego no fim do ano em 2021

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a reabertura das atividades econômicas há uma expectativa de que nesse último trimestre uma “onda” de contratações aconteça.

De acordo com dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) nos próximos meses o Brasil deve gerar 565 mil vagas de trabalho temporárias.

Já uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), e o Sebrae apresenta dados um pouco mais conservadores, mas bastante promissores.

A pesquisa, que foi realizada em todas as regiões do Brasil, trouxe a perspectiva de que sejam abertas aproximadamente 105 mil vagas de emprego.

Os dois levantamentos apresentam números bastante diferente, mas ambos são promissores.

Principalmente se analisarmos que os dados da CNDL, SPC e Sebrae apontam para um crescimento das contratações se comparado com o mesmo período de 2019.

Ainda segundo a pesquisa, 69% dos empresários entrevistados têm o objetivo de realizar contratações nessa reta final de 2021.

“Apesar de cauteloso, o empresário sabe que o final do ano é sempre um momento de aumento nas vendas e as empresas precisam estar preparadas para essa demanda”, acrescenta o presidente da CNDL.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.