Concurso Banco do Brasil: Gabarito oficial será lançado nesta segunda-feira (27)

O último domingo, 26, foi de prova para mais de 1,6 milhão de inscritos no Concurso Banco do Brasil. Ainda hoje os candidatos já poderão conferir o gabarito do processo seletivo.

Concurso Banco do Brasil: Gabarito oficial será lançado nesta segunda-feira (27)
Concurso Banco do Brasil: Gabarito oficial será lançado nesta segunda-feira (27) (Imagem/Reprodução: Rádio Tucunaré)

Ainda hoje, 27, a Cesgranrio, empresa responsável pela aplicação do Concurso do Banco do Brasil, deve publicar o gabarito preliminar das provas aplicadas ontem em todo o país. O resultado final da seleção deve ser publicado em 4 de novembro.

Ao todo, essa seleção oferece 4.480 vagas, sendo 2.240 imediatas e mais 2.240 para um cadastro de reserva no cargo de Escriturário.

A seleção tem 2 anos de validade e durante esse período as pessoas que fizerem parte do cadastro de reserva poderão ser convocadas.

O gabarito preliminar pode ser consultado no site da Fundação CESGRANRIO, o horário de divulgação não foi informado pela empresa.

A solicitação de recurso quanto aos conteúdos das questões objetivas e/ou aos gabaritos poderá ser feita também hoje, 27, e amanhã, 28.

Abstenções no Concurso Banco do Brasil

Esse está sendo considerado o maior concurso do Brasil. Superando a seleção de 2014 para a Caixa Econômica Federal que registrou 1 milhão de inscrições.

Isso porque, o número de inscritos impressiona, são 1,6 milhões de pessoas concorrendo às 4,480 vagas.

No entanto, a Acessória de Empresa da banca organizadora informou que o índice de abstenções foi de 48%.

O número é alto, mas está dentro do que já vinha acontecendo desde as últimas três seleções. Em 2019, 52% dos concorrentes não fizeram a prova; em 2015, 38% e em 2015 a abstenção foi de 49,9%.

Esses 48% de abstenções resultam na desistência de 765.545 candidatos, com isso, seguem na disputa 880.430 inscritos.

Além da alta concorrência, outro fator que pode ter feito as pessoas desistirem de participar foi a pandemia.

No entanto, o presidente do BB, Fausto Ribeiro, foi até um dos locais de aplicação das provas e afirmou que:

“Tomamos todos os cuidados necessários por conta da pandemia, com espaçamento entre os candidatos, com álcool em gel e com a exigência de utilização de máscara, para que a nossa sociedade possa estar protegida”, disse ele.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.