A Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) autorizou a realização de três eventos de grande porte na cidade durante o mês de outubro. Reunindo um público de até cinco mil pessoas, será uma espécie de teste para observar o comportamento e efeito de pessoas sem máscara e sem distanciamento social.
Na verdade, serão permitidas duas festas com um público de até cinco mil pessoas, sendo uma em espaço aberto no Centro da cidade e outra situada no Alto da Boa Vista. A terceira festa trata-se de um aniversário na Zona Sul do Rio de Janeiro, que receberá 500 pessoas.
A particularidade é que, nestes eventos, será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação, bem como o teste de Covid-19 com resultado negativo, feito com 48 horas de antecedência.
Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que uma série de pedidos para a realização de eventos já foram feitos por organizadores, e seguem aguardando a análise da pasta.
A secretaria explicou que, são autorizados somente aqueles eventos que apresentarem o protocolo sanitário completo, e que se comprometem a exigir os documentos mencionados de todos os que se fizerem presentes na ocasião.
Portanto, os eventos no Rio de Janeiro poderão acontecer somente se todos os participantes apresentarem o comprovante de vacinação e fizerem o teste de Covid-19. Se o teste apresentar um resultado positivo, fica barrada a entrada desse cidadão no evento.
A SMS ainda fez questão de ressaltar que esta retomada só é possível em virtude da melhora no quadro epidemiológico da cidade, com a redução no índice de ocupação dos leitos, bem como a queda do número de registros da doença. Em suma, o cenário começou a se estabilizar em devido ao andamento da campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade.
É importante ressaltar que na situação da população em geral na falta do teste negativo para Covid-19, permanece obrigatório as medidas restritivas básicas como o uso de máscara facial de proteção sob a boca e o nariz, bem como o distanciamento de, no mínimo, um metro.
Um evento teste já foi realizado no estádio do Maracanã esta semana, consiste no jogo do Flamengo contra o Barcelona de Guayaquil na semifinal da Copa Libertadores da América.
Cerca de 1% do público que tentou comparecer ao evento testou positivo para Covid-19, logo não puderam entrar no estádio. Este percentual equivale a, aproximadamente, 180 pessoas.
O Botafogo também teve o jogo liberado com a presença do público nas arquibancadas no próximo domingo, 16, no Engenhão. Na ocasião, os mesmos protocolos de segurança sanitária devem ser respeitados. O uso de máscara continua obrigatório.
De acordo com Carlos Alberto Oliveira, membro do Comitê Científico da prefeitura e pesquisador da Uerj, o Comitê enxerga uma constante sustentável no cenário da pandemia no RJ.
“Queda de internamento, casos graves diminuindo e óbitos caindo nos dão muita tranquilidade que continuemos avançando no processo de retomada das atividades esportivas, culturais que já estavam previstas, inclusive em decreto da prefeitura”, ressaltou.