O BV, antigo Banco Votorantim segue com seu plano de transformação digital e está lançando uma nova ferramenta para ficar mais presente na rotina de seus usuários. O foco agora são as redes sociais. Através de uma parceria com a fintech israelense PayKey, a instituição disponibilizará seus serviços financeiros diretamente no teclado do smartphone de seus clientes.
O objetivo da parceria é que enquanto os usuários estiverem conversando com um amigo em um aplicativo de conversas ou assistindo um vídeo, ele possa consultar seu extrato bancário e realizar transferências.
A ferramenta foi lançada sem muito alarde nesta semana para quem possui um celular com o sistema Android. Em breve a novidade chegará para todos os clientes.
Para começar a usar o serviço é bem simples, basta atualizar o app e aceitar a nova função, que ficará disponível através de um botão no teclado do smartphone.
A novidade integra um projeto do BV para diferenciar a conta digital, que foi lançada no terceiro trimestre de 2020, no mercado. O banco encontrou a solução da PayKey no última ano e começou a discutir uma possível parceria.
“No passado, as pessoas iam às agências. Hoje, migramos para os acessos digitais, mas ainda é preciso entrar no aplicativo ou no site do banco. Com a nova solução no teclado, conseguimos ir aonde o cliente está”, disse Marcos Barros de Paula, diretor de produtos do BV, em entrevista ao Exame IN.
A nova função não é apenas para a conta digital, qualquer usuário do aplicativo do BV, pode a novidade. O banco estima que quando o open banking estiver totalmente em funcionamento, os clientes irão utilizar apenas o teclado do BV para acessar suas finanças de qualquer banco.
A projeção é que em 10 anos os brasileiros não vão precisar mais baixar vários aplicativos no celular para poder acompanhar sua vida financeira.
Sobre a concorrência com o WhatsApp Pay, a PayKey, Sheila Kagan, presidente da fintech, disse que a decisão de entrar no Brasil este ano foi para trazer uma alternativa às instituições financeiras.
“A nossa solução permite que os bancos ofereçam aos clientes a mesma ferramenta (que a do WhatsApp), só que participando ativamente da transação e aprendendo mais sobre o perfil do cliente”, diz a executiva.