Começa hoje (22) a vacinação para maiores de 13 anos no Distrito Federal

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal segue avançada. Desta terça-feira, 21, em diante, é a vez dos adolescentes com 13 anos ou mais serem vacinados. 

Começa hoje (22) a vacinação para maiores de 14 anos no Distrito Federal
Começa hoje (22) a vacinação para maiores de 13 anos no Distrito Federal. (Imagem: G1)

Os jovens na faixa etária de 13 a 17 anos podem se dirigir a um dos 40 postos de vacinação organizados exclusivamente para atendê-los.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que não há a necessidade do acompanhamento dos pais ou responsáveis maiores de idade para a imunização. Basta apresentar o documento de identidade original com foto e o cartão de vacinação, se tiver. 

Adolescentes com 14 anos ou mais continuam sendo vacinados com a primeira e a segunda dose. Na oportunidade, a pasta lembrou que os idosos com 85 anos ou mais continuam recebendo a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Será o primeiro grupo a compor o reforço vacinal na capital do país. 

Vale ressaltar que além dos idosos na idade mencionada, as pessoas imunossuprimidas também farão parte desta etapa da vacinação. Mas neste caso, é preciso que façam o agendamento junto ao portal oficial do Distrito Federal. Ao todo, são 33 pontos para atender este grupo.

Um dos pontos de vacinação para a terceira dose será no modelo drive-thru, situado no Gama, das 08h às 17h, com exceção de Planaltina e Sobradinho que começarão a funcionar a partir das 09h. Os outros dois pontos estão situados em Ceilândia e Brazlândia, com atendimento noturno. 

Na oportunidade, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal lembrou que o imunizante utilizado para a vacinação de reforço é a Pfizer/BioNTech. Na falta dela, os agentes da saúde estão autorizados a aplicar eventualmente as vacinas da Janssen ou AstraZeneca/Oxford. 

Os imunossuprimidos podem fazer o agendamento para receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19 a partir das 14h desta terça-feira, 22. O procedimento é online e deve ser feito pelo site: vacina.saude.df.gov.br.

Ao se cadastrar, é preciso estar ciente de que cumpre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI) para este grupo. 

Além do mais, é preciso ter tomado a segunda dose ou a vacina de dose única há, pelo menos, 28 dias. A vacinação de reforço para este público está prevista para começar na próxima segunda-feira, 27.

Na data em questão a Secretaria de Saúde também irá divulgar os endereços dos postos preparados para atender os imunossuprimidos. 

Estima-se que este grupo seja composto por 12.870 pessoas, que devem comprovar a condição alegada por meio de documento médico.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.