Auxílio emergencial para agricultores não foi aprovado; veja os mais atingidos

Governo federal reprova projeto que resultaria em melhoras para os pequenos agricultores. Nessa semana, o presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o texto do PL 823/21 que solicitava a criação de um auxílio emergencial em amparo à agricultura familiar. Segundo o chefe de estado, já há um abono sendo concedido nacionalmente.

Auxílio emergencial para agricultoras não foi aprovado; veja os mais atingidos (Imagem: Arquivo / Agência Brasil)
Auxílio emergencial para agricultoras não foi aprovado; veja os mais atingidos (Imagem: Arquivo / Agência Brasil)

Desde 2020 o governo federal vem realizando os pagamentos do auxílio emergencial. Apesar de necessário, o abono tem se revelado cada vez mais insuficiente para suprir o atual cenário de crise econômica e política vivenciado no país.

Ainda assim, Bolsonaro recusou texto que consolidaria um abono especifico para os pequenos agricultores.

Auxílio emergencial dos agricultores é reprovado

Após ser validado pelos parlamentares, o projeto foi entregue ao presidente Jair Bolsonaro responsável por sua sansão. No entanto, o gestor recusou a medida afirmando que não há orçamento em caixa e necessidade de consolidar um novo auxílio.

De acordo com ele, seu veto se fez necessário para que fossem cumpridas as normas orçamentárias e financeiras. Em mensagem presidencial repassada para o Diário Oficial da União, alegou que seu governo está comprometido com os limites de seu teto fiscal.

Em complementação a decisão do presidente, a Secretaria Geral da Presidência acrescentou que a ideia é evitar sobreposição com outras medidas existentes.

O que sugeria o projeto?

O auxílio para agricultores seria destinado para os pequenos produtores locais que tivessem seu rendimento comprometido pela pandemia. Por meio dele seriam elaboradas ações emergenciais de amparo à agricultura familiar, fomentando a permanência desse grupo para o desenvolvimento desse setor.

A previsão era de que o grupo fosse contemplado até 2022, havendo a possibilidade de prorrogação, descontos, renegociação de dívidas dos produtores e flexibilização no crédito rural.

O valor a ser pago para cada segurado ficaria em torno de R$ 2,5 mil por família, sendo contempladas aquelas que estivessem em situação de pobreza ou extrema pobreza. O texto do PL 823/21, é de autoria do deputado Pedro Uczai (PT-SC).

Com a recusa de Bolsonaro, espera-se que o projeto seja reencaminhado para que o Congresso Nacional levante um novo debate sobre sua implementação. Há ainda a possibilidade de ele perder sua validade e ser imediatamente suspenso.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.