IPTU de Araraquara confirma reajuste de 9,5%; valor pode ficar 10% mais caro

Em Araraquara, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) irá subir cerca de 10%. A divulgação da porcentagem de aumento foi feita pela prefeitura através de um decreto municipal que determinou a atualização monetária dos valores venais imobiliários do IPTU já no exercício de 2022.

IPTU de Araraquara confirma reajuste de 9,5%; valor pode ficar 10% mais caro
IPTU de Araraquara confirma reajuste de 9,5%; valor pode ficar 10% mais caro (Imagem FDR)

A Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Finanças foi a responsável pelo aumento de 9,68%. Para isso, a secretaria utilizou o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), calculado no período dos últimos doze meses, entre setembro de 2020 a agosto de 2021.

Juliana Agatte, secretária de Governo, Planejamento e Finanças, disse que a prefeitura não atualiza o valor do IPTU desde 2018. Caso isso tivesse sido feito, o índice de aumento teria sido de 21%.

“Ao mesmo tempo, no decorrer desse período, estamos vivenciando custos maiores e elevação de preços. Para que o município não perca em arrecadação e consiga fazer frente às suas despesas, estamos atualizando o valor do IPTU na ordem de 9,68%. Ou seja, estamos apenas repondo a inflação dos últimos 12 meses, mesmo as perdas do período tendo sido maiores, porque entendemos a atual situação econômica difícil para todos”, disse Juliana.

A secretária destacou o trabalho da prefeitura no último período para manter os serviços públicos funcionando em várias áreas, mesmo em meio aos gastos de recursos do município para a saúde.

Resíduos sólidos 

A cidade também passará por reajuste na Taxa de Resíduos Sólidos, criada em 2014. Seguindo o aumento dos valores venais dos imóveis, a taxa também foi atualizada em 9,68%, segundo o cálculo do IPCA, calculado no período dos últimos doze meses, entre setembro de 2020 a agosto de 2021.

“A atualização é necessária para a manutenção do serviço e somente repõe a inflação de setembro do ano passado a agosto desse ano, mesmo as perdas do período tendo sido maiores. No entanto, a Prefeitura e DAAE entendem que, por conta do período econômico difícil, agravado pela pandemia de Covid-19, não seria possível repor todas as perdas inflacionárias”, disse Donizete Simioni, superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE). 

Por fim, a atualização começará a valer na forma das tabelas que constam no documento, considerando as categorias residencial, comercial, industrial, público e mista.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.