Detran-RJ cobra duas placas das taxas do licenciamento 2021 este mês

Termina no próximo dia 30, o período para os motoristas do Rio de Janeiro regularizarem o licenciamento anual de 2021 no Detran-RJ (Departamento Estadual de Trânsito). O prazo para baixar o documento foi estendido em decorrência da pandemia. Sendo assim, os donos de veículos com placas final 1 e 2 devem fazer o procedimento até o dia 30 deste mês.

Detran-RJ cobra duas placas das taxas do licenciamento 2021 este mês
Detran-RJ cobra duas placas das taxas do licenciamento 2021 este mês Imagem: Tãnia Rego/Agência Brasil)

Os motoristas que quiserem baixar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), precisam estar com a documentação em ordem.

Para isso, é necessário ter pago a Guia de Regularização de Taxas (GRT), que custa R$ 219,37, e o seguro DPVAT dos anos que o débito em aberto. A única exceção é o seguro DPVAT de 2021, já que não está sendo mais cobrado.

Com o licenciamento totalmente digital, o motorista consegue baixar o documento no aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo no do Denatran.

Quando o banco compensar a taxa de pagamento e o aplicativo reconhecer a atualização, será concedido o acesso ao CRLV-e. A liberação pode acontecer em até 20 dias úteis, porém, é comum que este prazo seja menor.

No caso de proprietários de veículos de placas finais 3,4 e 5, o prazo final é no dia 31 de outubro. Já os proprietários de veículos com final de placa 6, 7 e 8 devem realizar a regularização até 30 de novembro. Por fim, veículos com finais 9 e 0 devem fazer a situação até 31 de dezembro.

Detran-RJ lança portal de serviços digitais e consultas totalmente on-line

Detran-RJ (Departamento Estadual de Trânsito) lançou um novo serviço virtual em que os usuários podem fazer consultas e acessar serviços e documentos pela internet de maneira personalizada, utilizando login e senha do sistema Gov.br.

Neste primeiro momento, o Posto Digital do Detran irá funcionar para consulta de dados de veículos e carteira de habilitação (CNH), pontos decorrentes de multa e para emitir o ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.