O que fazer caso salário do INSS seja suspenso por falta da prova de vida

A prova de vida do INSS é feita anualmente, com o intuito de evitar fraudes e pagamentos indevidos. Essa é uma exigência do Instituto Nacional do Seguro Social para todos os aposentados e pensionistas.

O que fazer caso salário do INSS seja suspenso por falta da prova de vida
O que fazer caso salário do INSS seja suspenso por falta da prova de vida (Imagem: montagem/FDR)

No ano passado, devido às medidas de restrições sociais, a prova de vida foi suspensa. Porém, no mês de junho deste ano voltou a ser exigida aos aposentados e pensionistas do INSS. Dessa maneira, os segurados devem realizar a comprovação, conforme o calendário abaixo:

Mês de vencimento original Mês em que deve ser feita
Março e abril/2020 Junho/2021
Maio e junho/2020 Julho/2021
Julho e agosto/2020 Agosto/2021
Setembro e outubro/2020 Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020 Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021 Novembro/2021
Março e abril/2021 Dezembro/2021
Maio e junho/2021 Janeiro/2022
Julho e agosto/2021 Fevereiro/2022
Setembro e outubro/2021 Março/2022
Novembro e dezembro/2021 Abril/2022
Janeiro e fevereiro/2022 Maio/2022
Março e abril/2022 Junho/2022
Maio e junho/2022 Julho/2022

Alguns beneficiários já podem ter o pagamento suspenso por falta da prova de vida. Nesses casos, é necessário realizar a comprovação o quanto antes para evitar o cancelamento da aposentadoria ou pensão.

Os segurados que tiverem a biometria cadastrada poderão fazer a prova de vida e desbloquear o benefício diretamente no caixa eletrônico. Para isso, basta realizar qualquer transação bancária.

Caso o beneficiário esteja acamado, com dificuldade de locomoção ou tenha mais de 80 anos deve fazer a comprovação por meio de atendimento especializado.

Sendo assim, esses podem ser atendimentos com horário agendado ou realizar por outros meios, caso não possam comparecer à agência. Serão disponibilizados: prova de vida online ou procurador.

O procurador deve ser concedido gratuitamente, com renovação a cada seis meses. Os aposentados e pensionistas que vivem no exterior também podem fazer a prova de vida por meio de procuração.

Prova de vida do INSS online

A comprovação pode ser feita por meio do site ou aplicativo Meu INSS ou app Meu gov.br. Para isso, é preciso que todos os dados cadastrais estejam atualizados e autorizar a execução da comprovação na plataforma escolhida. Veja abaixo o passo a passo:

  • Acesse a plataforma escolhida;
  • Selecione a opção “Prova de Vida”;
  • Realize o reconhecimento facial, por meio de fotos, conforme as orientações;
  • Na sequência, anexe uma foto do documento de identidade oficial com foto;
  • Informe o número do Título de Eleitor;
  • Aguarde pela análise e validação do procedimento;
  • Será gerado um comprovante de realização da prova de vida

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.