BTG Pactual anuncia linha de crédito de 300 milhões de dólares para empresas

Nesta quinta, 16, o BTG Pactual, anunciou uma nova linha de crédito de US$300 milhões voltados para financiar micro, pequenos e médias empresas no Brasil. Esta novidade é proveniente de um acordo com a United States International Development Finance Corporation (DFC), agência do governo dos Estados Unidos responsável por estimular o investimento privado em países menos desenvolvidos.

BTG Pactual anuncia linha de crédito de 300 milhões de dólares para empresas
BTG Pactual anuncia linha de crédito de 300 milhões de dólares para empresas (Imagem Exame)

Este repasse integra o compromisso com as PMEs do Brasil, que foram atingidas duramente pelos impactos decorrentes da pandemia do coronavírus. O banco afirma que estas empresas são motores importantes na retomada da economia.

Esta nova linha de crédito também tem a finalidade de aumentar os esforços do BTG no desenvolvimento de produtos direcionados para empresas menores através de sua plataforma BTG+ business, lançada em 2019.

A parceria do BTG com o DFC se concentra nos resultados a longo prazo e ainda se preocupa com igualdade de gênero, apoiando empresas comandadas por mulheres e com uma presença feminina majoritária. Além de empreendimentos localizados em regiões menos desenvolvidas no Norte e Nordeste do país.

“Essa linha já nasce 100% aplicada e com lastro, afinal já temos operações em nossa carteira que se encaixam nesses critérios. A proposta é continuar refinanciando pequenas e médias empresas e empreendedores que já contam com o  BTG+ business e esperamos que isso aumente ainda mais com a atividade econômica retomando à normalidade”, explicou Caio Zanette, sócio do BTG Pactual e responsável pela captação.

Segundo a ordem de prioridades do BTG, a injeção de capital deve vir primeiramente nos produtos de antecipação de cartões de crédito e financiamento para a cadeia de suprimentos.

“Estamos extremamente satisfeitos com nosso acordo com a DFC, pois ele nos fornecerá mais financiamento para continuar desenvolvendo nosso negócio de PME, gerando forte impacto positivo na comunidade através da aplicação dos critérios dos critérios do 2x Challenge. Isso consolida ainda mais nossos esforços de ESG, focados nos benefícios sociais que o acordo nos levará, ajudando-nos a nos tornarmos a instituição financeira líder em ambiente ESG na América Latina”, disse Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.