Detran-ES libera descontos de 40% para multas pagas em aplicativo

O Detran-ES (Departamento Estadual de Trânsito) está oferecendo 40% de desconto nas multas de trânsito através do aplicativo. As multas podem ser parceladas com descontos de 20% a até 40% de redução no valor.

Detran-ES libera descontos de 40% para multas pagas em aplicativo
Detran-ES libera descontos de 40% para multas pagas em aplicativo (Imagem: Divulgação/CMM)

Segundo o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, as formas de pagamento vem para facilitar a quitação dos débitos em aberto, mas alertou que os motoristas sempre devem se atentar as leis de trânsito e evitar cometer infrações. 

“As multas e as penalidades previstas estão definidas no Código de Trânsito Brasileiro, o CTB. O objetivo é que os condutores respeitem as normas para que o trânsito seja seguro para todos. Mas, caso seja multado, o cidadão tem as facilidades do desconto de 40%, com a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônico, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, ou 20%, com o pagamento até o vencimento, além do parcelamento dos débitos do veículo”, disse Givaldo.

O Detran-ES aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica em 2019. Através do sistema, o motorista recebe uma notificação no aplicativo e um desconto de até 40% nas multas. O desconto é válido somente para infrações registradas após a adesão do motorista ao sistema.

Para usufruir dos benefícios do Sistema de Notificação Eletrônica, o motorista deve baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” em seu celular.

O sistema é uma solução criada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Após se cadastrar no sistema, o motorista não recebe mais as notificações de trânsito em sua casa através dos Correios e todas as notificações e boletos de cobrança passam a ser enviadas pelo aplicativo.

O sistema também informa o motorista sobre recalls, mudanças na infração, disponibilidade de boleto para pagamento da infração e lembra a data de vencimento dos boletos.

O Detran-ES também concede a opção de parcelamento dos débitos ligados aos veículos, o que inclui, além das multas de trânsito, o Licenciamento Anual e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). 

É possível pagar os débitos utilizando cartões de débito ou crédito, que é mais uma forma do motorista regularizar sua situação. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.