Roraima decreta volta às aulas presenciais para a próxima segunda-feira (20)

Estado passa a oferecer ensino híbrido já na próxima semana. A volta às aulas foi aprovada após o avanço na campanha de vacinação em Roraima e deve acontecer não só no centro urbano.

Roraima decreta volta as aulas presenciais para a próxima segunda-feira (20)
Roraima decreta volta as aulas presenciais para a próxima segunda-feira (20) (Imagem/Reprodução: Cláudia Ferreira)

Após meses com ensino remoto, os 29.315 estudantes da rede pública de ensino de Roraima devem voltar as aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira, 20. O retorno é válido para alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Esse retorno acontece não apenas nos grandes centros urbanos do estado, mas também na zona rural e comunidades indígenas.

A Secretaria de Educação informou que essa volta foi possível, pois, o estado tem avançado com a imunização de sua população, com uma boa adesão à campanha. O foco agora é permitir que os estudantes voltem às salas de aula e se preparem para os vestibulares e Enem.

Volta às aulas presenciais em Roraima

Nesse primeiro momento o retorno ainda acontece de forma hibrida, ou seja, as turmas serão divididas em dois grupos e farão um revezamento entre as aulas presenciais e virtuais.

Além disso, ainda não é obrigatório enviar os estudantes para a escola. Mas, os pais ou responsáveis terão que assinar um documento pedindo a continuidade do ensino remoto.

Para isso, as escolas terão que respeitar os protocolos criados pelo Governo. Por exemplo, uso de máscara dentro da escola, distanciamento social e, caso a criança apresente algum sintoma gripal, um protocolo especifico terá que ser adotado.

Além disso, todas as escolas tiveram que passar por adaptações para atender as determinações e receber a autorização para reabrir.

“As instituições de ensino estão preparadas para receber nossos alunos com atividades de acolhimento, com diálogo com as famílias para esclarecer sobre esse momento de retorno. As escolas também vão continuar com o processo de Busca Ativa a fim de localizar os alunos que ainda seguem em situação de ausência”, explicou a secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.