Passaporte da vacina começa nesta quarta-feira (15) no Rio de Janeiro

Desta quarta-feira, 15, em diante, a Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) está autorizada a exigir a apresentação do passaporte da vacina dos cidadãos cariocas. O documento que consiste em um comprovante de vacinação será solicitado para permitir o livre acesso aos locais de uso público. 

Passaporte da vacina começa nesta quarta-feira (15) no Rio de Janeiro
Passaporte da vacina começa nesta quarta-feira (15) no Rio de Janeiro. (Imagem: IG Saúde)

A exigência quanto ao passaporte da vacina é direcionada não apenas aos munícipes, como também aos turistas que vão ao Rio de Janeiro a passeio.

A medida tem o intuito de estimular a vacinação, além de preservar pela segurança e saúde de todos durante uma fase em que se prepara para a reabertura integral da cidade.

A princípio, o passaporte da vacina será exigido em:

  • Academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais
  • Vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos
  • Cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação
  • Atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas
  • Locais de visitação turísticas, museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in
  • Conferências, convenções e feiras comerciais.

Vale ressaltar que existe a possibilidade de a obrigatoriedade do comprovante de vacinação se estender para outros estabelecimentos de acordo com o decorrer do tempo e o desenvolvimento do cenário local. 

Por hora, o documento também deve ser apresentado ao se submeter a cirurgias eletivas, tanto da rede pública quanto privada. Cidadãos com intenção de serem incluídos no programa Cartão Família Carioca ou que desejam apenas manter o benefício, também devem apresentar tal comprovante. 

A vacinação pode ser atestada das seguintes maneiras:

  • Carteira de vacinação digital do Conecte SUS;
  • Com a caderneta física de vacinação;
  • Papel timbrado da Secretaria Municipal de Saúde.

Vale ressaltar que a comprovação da vacinação é válida para qualquer etapa do cronograma. Portanto, o passaporte da vacina é direcionado tanto ao recebimento da primeira dose da vacina, como também da segunda para quem já cumpriu o intervalo de atuação entre ambas as doses, mas que não concluiu o esquema vacinal.

Em um primeiro momento o documento começaria a ser exigido do dia 1º de setembro em diante. 

No entanto, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Nunes, decidiu prorrogar esta obrigatoriedade para este dia 15 com o objetivo de deixar a população informada e preparada para a nova exigência.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4
Total de Votos: 2

Passaporte da vacina começa nesta quarta-feira (15) no Rio de Janeiro

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA