Cuiabá confirma retorno das aulas presenciais para última semana de setembro

Após debate na justiça, as aulas presenciais em Cuiabá voltarão a partir do dia 27 de setembro. Todas as escolas poderão retomar suas atividades, no entanto, com oferta de ensino hibrido.

Cuiabá confirma retorno das aulas presenciais para última semana de setembro
Cuiabá confirma retorno das aulas presenciais para última semana de setembro (Imagem: David Borges/Reprodução: Seduc)

Está confirmada para o dia 27 de setembro a volta das aulas presenciais em Cuiabá, incialmente, o prefeito Emanuel Pinheiro pretendia retomar as atividades escolares apenas em outubro.

No entanto, a juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, Gleide Bispo dos Santos, decidiu manter a liminar que determinada o retorno ainda esse mês.

A rede pública municipal de ensino de Cuiabá possui 167 unidades educacionais e atende a 54.535 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Volta as aulas presenciais em Cuiabá

No início de setembro, a gestão municipal informo que programava um retorno das atividades presenciais para o dia 4 de outubro. No entanto, uma determinação do Ministério Público modificou a data de retorno.

Na ocasião, o prefeito afirmou que a volta as aulas dependia da imunização completa dos profissionais da educação e que muitos aguardavam a data para receber a segunda dose.

Ao todo, em Cuiabá, 99,34% dos profissionais já receberam a primeira dose e aguardam o prazo para a aplicação da segunda, que agora terá que ser aplicada o quanto antes.

A determinação pela volta às aulas se baseia no fato de que a própria prefeitura classificou a educação como serviço essencial.

“Cuiabá manteve-se durante semanas seguidas em patamar de classificação moderada, e mesmo assim, nenhuma medida mais flexível foi tomada no que se refere à educação, atividade essencial, ao contrário de outras atividades não essenciais, o que comprova ainda mais a incoerência e irrazoabilidade na decisão de manutenção do fechamento das unidades de ensino pelo gestor municipal“, afirmou o Ministério Público.

Vale lembrar que a rede estadual já retomou as atividades desde o dia 2 de agosto e também a rede particular já oferta aulas presenciais desde o dia 1º de março desse ano.

Nos dois casos, as escolas estaduais e particulares, tiveram que seguir todos os protocolos e respeitar a ocupação máxima das salas de aula, o mesmo deve acontecer com a rede municipal de ensino.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.