Calendário do Enem 2021 vai atender três públicos em duas datas diferentes

A reabertura dos pedidos de isenção do Enem 2021 criou um novo grupo de participantes, com isso o calendário teve que ser repensado. Para não afetar os inscritos, teremos duas datas no exame desse ano.

Calendário do Enem 2021 vai atender três públicos em duas datas diferentes
Calendário do Enem 2021 vai atender três públicos em duas datas diferentes (Imagem/Reprodução: INEP)

O INEP até tentou reunir toda a aplicação do Enem 2021 em apenas um dia, juntando o exame impresso e digital, que em 2020 aconteceu em datas diferentes. No entanto, com a reabertura do período de solicitação de isenção isso acabou sendo afetado.

Até o dia 26 de setembro os estudantes que faltaram no Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 e não conseguiram justificar a ausência poderão solicitar a isenção para 2021.

Nesse caso, eles não precisarão apresentar documentos de justificativa, como era exigido antes.

Datas diferentes no Enem 2021

Como um novo grupo foi criado, o dos novos isentos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira precisou reavaliar as datas de aplicação das provas.

Seria injusto afetar a todos os inscritos e adiar o exame para 2022.

Com isso, teremos nesse ano duas datas de aplicação:

  • 21 e 28 de novembro de 2021 – Para quem já está inscrito no exame atualmente, seja como isento ou pagante;
  • 9 e 16 de janeiro de 2022 – Para os novos isentos e também para as pessoas inscritas no Enem PPL.

No caso do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Provadas da Liberdade (Enem PPL) as inscrições vão até a próxima sexta-feira, 17.

Para esses participantes o processo de inscrição é diferente, pois, eles não possuem acesso à internet. Com isso, é o responsável pedagógico quem fará a inscrição.

No caso das provas que acontecem em janeiro, elas serão impressas para os dois grupos participantes. Ainda não se sabe a quantidade de participantes das provas em janeiro, mas atualmente, temos 3.109.762 inscritos no exame, que farão as provas em novembro.

A reabertura do período de isenção visa exatamente aumentar o número de inscritos. E, consequentemente, permitir que mais pessoas da classe baixa possam ingressar no ensino superior.

A solicitação pode ser feita até 26 de setembro na Página do Participante .

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.