Governo de Minas Gerais abre matrícula em cursos técnicos gratuitos

Matrículas seguem abertas até a próxima sexta-feira, 17, os interessados terão que comparecer até a unidade com os documentos. Os cursos técnicos gratuitos são oferecidos pelo Trilhas de Futuro.

Governo de Minas Gerais abre matrícula em cursos técnicos gratuitos
Governo de Minas Gerais abre matrícula em cursos técnicos gratuitos (Imagem/Divulgação: Governo do Estado de Minas Gerais)

O Governo do Estado de minas Gerais está com inscrições abertas para o Programa Trilhas de Futuro, que oferece cursos técnicos gratuitos.

O programa foi criado para aumentar a empregabilidade dos jovens mineiros, com formação gratuita e possibilidade de atuação em empresas públicas e provadas.

Além de tudo isso, os inscritos também têm uma ajuda de custo com transporte e alimentação.

São 58 cursos técnicos que atendem a diversas áreas, ao todo, até o momento já foram ofertadas 75 mil vagas em 110 municípios mineiros.

Matrícula nos cursos técnicos gratuitos do Trilhas de Futuro

Quem se inscreveu anteriormente deve conferir o Resultado da Seleção. Caso tenha sido contemplado com uma vaga, terá que comparecer até a unidade escolar em que vai estudar para fazer a matricula.

Para isso é necessário apresentar a seguinte documentação:

  • Identidade ou, na sua ausência, certidão de nascimento do aluno, original e cópia;
  • CPF do estudante;
  • Comprovante de residência, original e cópia;
  • Declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio;
  • Declaração de conclusão ou histórico escolar, caso já tenha concluído os estudos de nível básico.

Caso o estudante seja menor de 18 anos, é necessário apresentar os documentos dele e dos pais ou responsáveis.

Vagas remanescentes do Programa Trilhas de Futuro

Caso você não tenha conseguido uma vaga, não precisa esperar até a próxima seleção, isso porque, entre os dias 23 e 28 de setembro estarão abertas as inscrições para as vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não foram preenchidas na seleção.

Nesse caso, para se inscrever basta acessar o portal do Trilhas de Futuro, nessa seleção, assim como aconteceu na anterior, as vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

Poderão se inscrever quaisquer pessoa que tiver interesse nos cursos, mesmo que não tenham se inscrito na chamada regular.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.