Com a Selic em alta, como a CAIXA pretende diminuir os juros do crédito imobiliário?

Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica, disse que a instituição anunciará nesta quinta, 16, uma diminuição na taxa de juros para os financiamentos da casa própria. Este corte de juros já havia sido antecipado por Pedro em um evento no Palácio do Planalto nesta semana.

Com a Selic em alta, como a CAIXA pretede diminuir os juros do crédito imobiliário?
Com a Selic em alta, como a CAIXA pretede diminuir os juros do crédito imobiliário? (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Este corte de juros vem em um cenário em que o BC (Banco Central) tem promovido aumento na taxa de juros para tentar conter o crescimento da inflação. 

“A Caixa vai reduzir os juros. Não tá aumentando a Selic? Então a Caixa, com o lucro que nunca teve, sem roubar, vai diminuir os juros da casa própria. Mas isso fica para quinta-feira, disse Guimarães.

O relatório Focus indicou nesta segunda, 13, que os agentes do mercado financeiro permaneceram aumentando suas previsões para a inflação de 2021 para 8% e 2022, para 4,03%.

A medida foi tomada em meio à pressão que Bolsonaro vem sofrendo por parte de sua equipe econômica para que sejam anunciadas medidas voltadas ao micro-crédito.

No último domingo, o governo federal já havia comunicado que a lei que determina que as empresas de fornecimento de energia elétrica incluam na tarifa social todos os consumidores que estão cadastrados como beneficiários de programas sociais do governo no Cadastro Único, foi sancionada.

É esperado que através desta medida, a quantidade de famílias com desconto na conta de energia cresça. 

O governo também comunicou a criação do programa Habite Seguro, que concederá condições especiais de financiamento de imóveis para agentes de segurança pública, como policiais, por exemplo. 

Por fim, também foi anunciada a aprovação, pelo conselho curador do FGTS, de regras para facilitar o financiamento de imóveis para famílias de baixa renda.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.