Meu INSS: remarque a perícia, emita extrato de pagamento e solicite benefícios

Pontos-chave
  • A plataforma digital do Instituto Nacional do Seguro Social, Meu INSS, foi desenvolvida para ofertar diversos serviços de forma online aos segurados;
  • O Meu INSS está disponível para aparelhos móveis, como smartphones e tabletes, que possuam o sistema operacional Android ou iOS;
  • Além disso, pode ser acessado pelo computador, através do site;

A plataforma digital do Instituto Nacional do Seguro Social, Meu INSS, foi desenvolvida para ofertar diversos serviços de forma online aos segurados. Com o aplicativo, ou no site, é possível consultar e solicitar benefícios, realizar agendamentos e emitir extrato, entre outras funções.

Meu INSS: remarque a perícia, emita extrato de pagamento e solicite benefícios
Meu INSS: remarque a perícia, emita extrato de pagamento e solicite benefícios (Imagem: Shutterstock)

O Meu INSS está disponível para aparelhos móveis, como smartphones e tabletes, que possuam o sistema operacional Android ou iOS. Além disso, pode ser acessado pelo computador, através do site.

Para isso é preciso ter ou fazer o cadastro e obter a senha, no próprio site ou aplicativo. No cadastro será solicitado o número do CPF, nome completo, data de nascimento e algumas outras informações. Veja abaixo o passo a passo:

  • Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS;
  • Clique em “Crie sua conta Gov.br”;
  • Selecione uma das opções de cadastro disponíveis;
  • Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
  • Crie uma senha pessoal segura;
  • Confirme os dados pessoais.

Serviços disponíveis no Meu INSS

  • Acompanhamento do andamento de benefício e serviços;
  • Agendamentos e solicitações;
  • Agendar perícia médica;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Auxílio-doença;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Calendário de Pagamento;
  • Carta de Concessão;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Declaração de Benefício do INSS;
  • Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
  • Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
  • Encontre uma Agência;
  • Enviar documentos digitalizados;
  • Extrato de Contribuição CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
  • Extrato de empréstimos consignados;
  • Extrato de pagamento de benefícios;
  • Extrato do imposto de renda;
  • Pedido de aposentadorias;
  • Pensão por morte;
  • Prova de Vida Digital;
  • Recurso e revisão;
  • Resultado de Benefício por Incapacidade;
  • Salário maternidade;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
  • Simulador de aposentadoria;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Verificar Autenticidade de Documentos;
  • Entre outros.

Remarcar Perícia Médica no Meu INSS

A perícia médica do INSS é usada para a liberação de diversos benefícios, como Auxílio-acidente, Benefício por Incapacidade Temporária, Benefício por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por invalidez) e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Veja como agendar:

  • Acesse o Meu INSS;
  • Faça login no sistema;
  • Escolha a opção “Agende sua Perícia”;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Porém, por motivos de força maior, o segurado não pode comparecer no dia indicado para a perícia. Diante disso, é necessário realizar o reagendamento de maneira remota, seja pela plataforma Meu INSS ou pelo Central 135. Para isso:

  • Acesse o Meu INSS;
  • Clique em “Agendar perícia”;
  • Selecione a opção “Remarcar perícia”.

O reagendamento da perícia deve ser feito até um dia antes da data marcada. Porém, caso o não atendimento seja por causa do fechamento da agência, os servidores do INSS serão responsáveis por fazer a remarcação.

Meu INSS: remarque a perícia, emita extrato de pagamento e solicite benefícios
Meu INSS: remarque a perícia, emita extrato de pagamento e solicite benefícios (Imagem: Diário do Nordeste)

Nesse caso, a nova data deve ser informada até às 12h do dia seguinte. Para confirmar o reagendamento, os segurados devem acessar o Meu INSS ou a Central 135, a partir das 13h do dia seguinte. Para isso:

  • Acesse o Meu INSS;
  • Clique em “Agendamentos/solicitações”;
  • Verifique a data e o local.

O mesmo se aplica nas situações em que a perícia do INSS não possa ser realizada devido à ausência do perito médico ou por problemas no sistema do INSS.

Em caso de segurado acamado, a recomendação é que algum responsável ou procurador vá até o INSS no dia agendado ou até sete dias depois desta data para solicitar a perícia hospitalar.

Gerar o extrato no Meu INSS

  • Acesse o portal Meu INSS ou baixe o aplicativo (disponível para Android e iOS);
  • Faça seu login ou se for o seu primeiro acesso, faça o cadastro;
  • Clique em “Do que você precisa?”;
  • Agora, escreva o nome do serviço “Extrato de Pagamento de Benefício”;
  • Aperte o ícone de lápis para selecionar os meses desejados para o extrato;
  • Clique em “Baixar PDF”.

Solicitar benefícios do INSS

  • Faça o login no site ou app Meu INSS;
  • Selecione a opção “Serviços”;
  • Clique em “Benefícios”;
  • Em seguida, selecione a opção “Agendamento/Solicitações”;
  • Nessa área, clique em “Novo requerimento”;
  • Selecione o benefício desejado;
  • Em seguida, aperte o botão “Avançar”;
  • Analise e preencha o formulário com suas informações;
  • Anexe os documentos solicitados;
  • Depois, clique em “Avançar”;
  • Faça o agendamento da perícia médica, caso seja necessário;
  • Por fim, clique em “Gerar comprovante”.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.