Alta na conta de luz tem influencia direta no aumento do valor do frango

A crise hídrica que o Brasil tem enfrentado apenas se agrava e, a cada dia que passa, os efeitos podem ser sentidos nos produtos e serviços mais comuns que o consumidor brasileiro tem o hábito ou precisa recorrer. É o caso da conta de luz, que tem passado por reajustes constantes. O último deles gerou a criação de uma nova bandeira tarifária. 

Alta na conta de luz tem influencia direta no aumento do valor do frango
Alta na conta de luz tem influencia direta no aumento do valor do frango. (Imagem: Portal do Agronegócio)

Um apanhado recente mostrou que o preço do consumo residencial de energia elétrica já atingiu o patamar de 10,6% em 2021.

No entanto, ao analisar o período de 12 meses completos até agosto, o percentual notado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 21%.

Mas se engana quem pensa que o consumo residencial é a única preocupação do cidadão brasileiro. Isso porque, mesmo que muitos não façam esta relação. O aumento na conta de luz afeta diretamente no valor do frango que compramos nos supermercados, açougues e outros estabelecimentos alimentícios. 

De acordo com um levantamento feito pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) em território paulista, e divulgado pela BBC News Brasil, mostrou que o frango teve uma alta de 8,6% somente no mês de agosto.

Em contrapartida, ao fazer um apanhado desde janeiro deste ano, o percentual se acumula em 21,42%. Já ao analisar o período dos últimos 12 meses a alta é de 40,44%.

Esses dados indicam que o aumento no preço do frango ultrapassou os reajustes da carne bovina que em agosto teve um aumento de 0,15%, além de outros 36% no acumulado dos últimos 12 meses apurados.

Especialistas dizem que o consumidor brasileiro pode se preparar, pois o reajuste também será notado no preço dos ovos de galinha que já atingiram o patamar de 1,46% em agosto e de 20% nos últimos 12 meses. 

Mas para quem ainda não entendeu como o aumento da conta de luz afeta no preço do frango, o economista da Apas, Diego Pereira, explica que: “o caso do frango exemplifica o efeito dominó causado pelo aumentos da bandeira tarifária, já que a energia elétrica é fundamental para a criação de aves”. 

A bandeira tarifária mais cara da conta de luz é a vermelha patamar 2, que desde dezembro de 2020 foi reajustada em 127%. A cobrança que antes era de R$ 6,24 a cada 100 kWh passou para R$ 14,20 desde o dia 1º de setembro, denominada de bandeira de emergência hídrica. 

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias visa manter o cidadão brasileiro informado e consciente sobre o consumo de energia elétrica, bem como, sobre a situação em todo território brasileiro.

Cada uma das cores: verde, amarela e vermelha, indicam a gravidade e respectiva cobrança extra no valor final sinalizado ao consumidor. 

O representante da Apas ainda completou informando que a indústria do frango consome energia elétrica 24 horas por dia com o objetivo de acelerar o processo de crescimento das aves para o abate e produção de ovos.

“Então esse incremento de preços da energia em decorrência do acionamento das usinas termelétricas está sendo repassado para toda a cadeia”, completou.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.