Documentos que podem destravar pedido de benefício em análise no INSS

Em julho deste ano, a fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou para 1,8 milhão de pedidos. Cerca de 25% dos pedidos estão travados por conta da falta de documentação. Para auxiliar aqueles que nesta condição, o INSS divulgou a lista com os documentos que devem ser apresentados, de acordo com o tipo de benefício.

Documentos que podem destravar pedido de benefício em análise no INSS
Documentos que podem destravar pedido de benefício em análise no INSS (Imagem: divulgação da Caixa)

Por conta das agências terem ficado fechadas durante alguns meses da pandemia, o órgão acabou acumulando benefícios para realizar a análise.

Quando o atendimento presencial era realizado os servidores já informavam ao segurado quais documentos eram necessários para a aprovação do benefício.

Lista de documentos

O instituto forneceu a lista com os principais documentos que devem ser apresentados pelos trabalhadores ao fazerem o pedido do benefício.

E informou que o segurado pode ligar no 135 para saber quais documentos precisa reunir para evitar que o processo fique parado à espera de complementação.

Veja os documentos exigidos para a solicitação dos principais benefícios:

Documentos originais para comprovar tempo de contribuição

Para trabalhador empregado/desempregado

Para contribuinte individual e facultativo

Aposentadoria por idade urbana

Os documentos abaixo devem ser apresentados somente quando solicitados pelo INSS:

Auxílio-doença (por incapacidade temporária)

Pensão por morte

Será necessária ainda, a apresentação dos seguintes documentos conforme o caso:

Cônjuge/filhos

Companheiro (a)

Equiparado a filho

Pais

Irmãos

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