No último dia 3, começou a edição da Semana Brasil deste ano, uma espécie de Black Friday brasileira. As promoções da semana vai até o dia 13 de setembro e promete descontos de até 70%.
O que é a Semana Brasil?
Essa campanha foi criada pelo governo federal com a intenção de aquecer a economia do país em meio a pandemia causada pelo novo coronavírus. Milhares de empresas se cadastraram no programa, em que as promoções vão de roupas até vinhos.
Setembro foi escolhido por ser um mês considerado fraco no varejo e isso piorou após a pandemia. A promoção é a Black Friday da Independência, a Semana do Brasil, mas o nome mudou.
Isso porque, o governo descobriu em 2020 que alguém registrou o domínio na internet e estaria coletando dados de empresários que mostram interesse em participar do período de descontos, disse a vice-presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e coordenadora-geral do Conselho do Varejo, Roseli Garcia. “Virou só Semana Brasil, sem o ‘do’, por causa disso”, explicou.
Neste ano, a Semana do Brasil tem o slogan “Vamos em frente, com cuidado e confiança” e vai durar 10 dias.
Como participar?
As lojas que desejam participar ainda podem realizar o cadastro no site da campanha. Essa semana já conta com mais de 3 mil lojas. Aqueles que querem aderir à inscrição por meio do site: participesemanabrasil.com.br.
Na plataforma é possível a modalidade que melhor se adequa ao negócio. Também são disponibilizados materiais de divulgação das ações relacionadas com a Semana Brasil.
A vice-presidente da ACSP, Roseli Garcia, entidade parceira da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República) e do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) na coordenação da campanha.
“Neste ano houve um atraso no lançamento dos materiais publicitários e nós começamos a divulgar um pouco mais tarde”, admitiu.
Quais lojas participam?
A semana pode acontecer tanto em lojas físicas quanto no e-commerce.A campanha conta com Americanas, Ponto Frio, Casas Bahia e Magazine Luiza. Além de alguns marketplaces, como Amazon e Mercado Livre.
A lista completa de estabelecimentos pode ser encontrada na página oficial do evento (www.gov.br/semanabrasil).
- Amazon
- Magazine Luiza
- Aliexpress
- Netshoes
- Centauro
- Booking
- Shopee
- Americanas
- Shoptime
- Submarino
- Casas Bahia
- Extra