INSS: Apenas em São Paulo, 1,3 milhões de pessoas não fizeram a prova de vida

Paulistanos não estão realizando procedimento obrigatório do INSS. Nessa semana, um levantamento feito pelo portal G1 revelou que cerca de 1,3 milhões de pessoas ainda não fizeram a prova de vida em São Paulo. Com isso, parte significativa dos beneficiários dessa região podem perder o direito de receberem seus benefícios.

INSS: Apenas em São Paulo, 1,3 milhões de pessoas não fizeram a prova de vida (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)
INSS: Apenas em São Paulo, 1,3 milhões de pessoas não fizeram a prova de vida (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

Após um período de suspensão devido à covid-19, a prova de vida voltou a ser obrigatória em todo o país. Os brasileiros que recebem algum tipo de abono mensal custeado pelo INSS precisam ir presencialmente até uma agência bancária validar seus cadastros, porém a adesão tem sido baixa.

Em São Paulo a prova de vida é recusada

Uma reportagem feita pelo G1 relevou que muitos paulistanos ainda não cumpriram a obrigatoriedade de renovar seus cadastros. Para aqueles que tinham até 30 de agosto para fazer o procedimento, o benefício já está suspeito ao cancelamento.

Já os aniversariantes de setembro terão até o fim deste mês para solicitar a revisão dos dados. Quando feito presencialmente no banco, o procedimento tem validade imediata. Para realizado é preciso apenas exibir um documento oficial com foto e verificar se seus dados estão atualizados na base da previdência.

“A prova de vida antes da pandemia já era dessa forma e ela continua sendo o meio onde ela faz a prova de vida é direto na agência bancária, no banco onde ela faz o recebimento mensal, tem conta corrente onde recebe o benefício, é o meio principal”, afirmou chefe da Divisão de Benefícios do INSS em SP, Anderson Borges, ao G1.

Como fazer a prova de vida virtual?

Quem não puder ir presencialmente até um banco, o INSS vem reforçando que o serviço também está disponível em sua plataforma digital. Para faze-lo por meio do Meu INSS basta seguir as etapas abaixo:

  • Fala o login no Meu INSS
  • Clique em “Autorizações”, depois selecione o item pendente e toque em “Autorizar”;
  • Caso o app solicite, clique em “Permitir” para o uso da câmera do celular;
  • Confirme os dados pessoais solicitados e clique em “Prosseguir”;
  • Leia as dicas para o reconhecimento facial e toque em “Entendi”;
  • Siga as instruções para a leitura facial até o círculo começar a ficar verde;
  • Uma barra azul mostrará quantos segundos faltam para concluir o processo;
  • Então, a prova de vida estará concluída.

Calendário da prova de vida 2021

Vencimento da prova de vida Novo prazo
Março e Abril de 2020 Junho de 2021
Maio e Junho de 2020 Julho de 2021
Julho e Agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e Outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e Dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e Fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e Abril de 2021 Dezembro de 2021

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.