Cuidado! Procuradoria em SP alerta sobre golpe usando o IPVA

Em São Paulo, a PGE (Procuradoria Geral do Estado) está alertando os contribuintes para o golpe do desconto no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Entenda o golpe logo abaixo.

Cuidado! Procuradoria em SP alerta sobre golpe usando o IPVA
Cuidado! Procuradoria em SP alerta sobre golpe usando o IPVA (Imagem: Agência Brasil)

Neste golpe, os bandidos entram em contato com as vítimas e oferecem serviços e boletos. Através de sites falsos, os golpistas emitem guias de pagamento do IPVA com desconto para enganar os contribuintes.

A Procuradoria explicou que nunca entra em contato com as pessoas físicas ou jurídicas ofertando serviços e boletos. As opções de parcelamento, assim como a emissão das guias para pagamento de débitos junto à PGE, são oferecidos gratuitamente.

O acesso a esses serviços acontece somente pelo Portal da Dívida Ativa da Instituição. Já as solicitações sobre transações (programa de descontos da Lei 17.293/2020) são disponibilizados no link Parcelamento de Transação.

Investigação já começou 

Segundo a Ouvidoria da PGE, as investigações sobre o golpe do IPVA  já foram iniciadas, inclusive com investigação instaurada junto aos órgãos de Segurança Pública do Estado.

Se o contribuinte receber alguma ligação em nome da Procuradoria, a PGE orienta que ele entre em contato com uma das unidades da PGE ou no “Fale conosco”, de acordo  com as opções na aba “Dúvidas” do Portal da Dívida Ativa da instituição.

Receita Federal alerta população sobre novo golpe usando empréstimos

Os golpistas utilizam-se do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para conseguirem depósitos e transferências de valores para suas contas. Eles enviam para a residência de pessoas que realizaram algum tipo de empréstimo ou financiamento, uma carta cobrando o respectivo imposto.

Na carta, os bandidos dizem que para liberar o valor da negociação, é preciso que a pessoa efetue um pagamento via depósito. Multas vítimas já foram lesadas com este golpe do IOF.

No site oficial da Receita, os internautas tem acesso a algumas dicas para evitar que outras pessoas caiam no golpe.

Como se proteger do golpe do IPF

Para início de conversa, nenhuma cobrança de tributo federal, incluindo os da Receita, solicitam pagamentos por depósito. Este imposto realmente existe, porém, ele é cobrado através do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

Outro ponto que pode revelar que se trata de um golpe são os erros de português que costumam ser detectados nas cartas. A Receita Federal orienta que, nesses casos, ao identificar o golpe, o cidadão faça a denúncia através da ouvidora.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.