Afro Presença está com inscrições abertas em 5 mil vagas de emprego

Evento voltado a inserção do público negro no mercado de trabalho vai ofertar 5 mil vagas de emprego em todo o país. As inscrições são gratuitas e on-line, mas corra, pois, hoje (10) é o último dia do evento.

Afro Presença está com inscrições abertas em 5 mil vagas de emprego
Afro Presença está com inscrições abertas em 5 mil vagas de emprego (Imagem/Divulgação: Movimento Afro Presença)

O Afro Presença surgiu no Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho, promovido pelo Ministério Público do Trabalho.

No ano passado o Pacto Global da ONU foi inserido no projeto, que também conta com participação do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O evento já está em sua segunda edição e tem como tema “Derrube muros, abrindo portas”.

O foco é combater a discriminação racial nas relações de trabalho, para isso, diversas palestras foram elaboradas, além da oferta de 5 mil vagas de emprego em diversas áreas.

A presença da ONU é importante porque, com ajuda da organização, o projeto teve a oportunidade de levar a sua luta também para as empresas privadas.

Entendemos que os processos seletivos no campo profissional precisam ser revisitados. Todas as lógicas excludentes, de forma expressa ou implícita, precisam ser identificadas e eliminadas”, afirma Valdirene Silva de Assis, Procuradora do Ministério Público do Trabalho, coordenadora da coordigualdade do MPT-SP e do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários do MPT.

Empresas como Basf, AME, americanas.com, Bayer, Coca-Cola Brasil, Colgate, Itaú, J.P. Morgan, Raízen, Rumo, Natura & Co, Santander, Tim, Unilever, Vivo, entre outras, apoiam a iniciativa e oferecem vagas no painel de emprego do evento.

Inscrições para as vagas de emprego do Afro Presença

Nos interessados em participar podem realizar a inscrição diretamente no site Afro Presença, também no site, após a realização do cadastro, é possível ter acesso ao evento em si.

Além das vagas de emprego, o evento também conta com diversos debates; veja abaixo a programação desse último dia de evento:

  • 14h – 15h: Durban 20 anos, avanços e reparação histórica;
  • 15h -16h: Conferencia dos movimentos negros, apresentação dos resultados;
  • 16h – 17h: Mercado de Trabalho, gênero e mercado de trabalho;
  • 17h – 18h: Lançamento do livro Fala Negão;
  • 18h – 19h: Momento Afro Presença, quem faz o projeto;
  • 19h – 20h: Aula magna: Ações afirmativas na educação e no trabalho;
  • 20h – 21h: Show de Encerramento

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.