Estou na fila do Bolsa Família; quais as chances de receber o Auxílio Brasil?

A fila de espera para ser contemplado pelo Bolsa Família é de 1.186.755 de pessoas que estão dentro dos critérios. Atualmente, o programa atende 14,6 milhões de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Estou na fila do Bolsa Família; quais as chances de receber o Auxílio Brasil?
Estou na fila do Bolsa Família; quais as chances de receber o Auxílio Brasil? (Imagem: Exame)

O Bolsa Família é um dos programas do Governo Federa que atende as famílias em situação de vulnerabilidade social. Porém, mesmo beneficiando mais de 14 milhões, o programa ainda tem uma fila de espera de quase 2 milhões de pessoas.

Essas famílias atendem aos critérios do programa e aguardam a inclusão. A maior parte se concentra no Nordeste e Sudeste. São Paulo tem 17% das famílias da fila, seguido por Bahia (10%), Pernambuco (8,9%) e Rio de Janeiro (8,5%). Veja abaixo os critérios do Bolsa Família:

Além de atender aos critérios, os contemplados devem cumprir as exigências do programa. Essas exigências visam fornecer as famílias, crianças e gestantes o acesso à educação, saúde e assistência social:

Auxílio Brasil: Conheça a nova ideia de Bolsonaro para dar FIM ao Bolsa Família

Auxílio Brasil

A ampliação do Bolsa Família, que deve ser renomeado para Auxílio Brasil, se tornou bandeira do presidente Jair Bolsonaro para as eleições de 2022. Com isso, há a pretensão de aumentar o número de beneficiários e o valor médio de pagamento.

Para ampliar o número de famílias contempladas a proposta é ampliar a faixa mínima de entrada de R$ 89 para R$ 100. Já para aumentar a média de pagamento, a ideia e criar novos benefícios.

A pessoa que já está na fila do Bolsa Família tem sim chances de ser contemplado no novo programa. Além do espaço de inscritos ser possivelmente maior, o cidadão e sua fila cumprem com os requisitos básicos para se beneficiar.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile