Inscrições abertas para o ENEM PPL; saiba como funciona o exame

Única versão do exame que vai acontecer em data diferente já está com inscrições abertas. O responsável pedagógico deve realizar a inscrição dos interessados no ENEM PPL até a próxima semana.

Inscrições abertas para o ENEM PPL; saiba como funciona o exame
Inscrições abertas para o ENEM PPL; saiba como funciona o exame (Imagem/Divulgação: INEP/Twitter)

Após período de adesão por parte dos centros prisionais, agora as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas da Liberdade já estão abertas até o dia 17 de setembro.

Como o próprio nome já diz, essa versão do ENEM é voltada para quem está cumprindo alguma medida socioeducativa em um centro prisional brasileiro ou socioeducativa.

Como funciona o ENEM PPL?

Essa modalidade do exame tem o mesmo nível de dificuldade do ENEM Regular (impresso e digital).

Claro que os itens são diferentes, pois, as provas não acontecem na mesma data. As provas, nesse caso, estão marcadas para os dias 11 e 12 de janeiro de 2022.

Elas acontecem dentro dos locais em que os participantes cumprem as penas, o que pode acontecer, em alguns casos, é a transferência entre unidade.

Esse exame segue os mesmos parâmetros usuais no ENEM, ou seja, quatro provas com 180 questões ao todo, além de uma redação.

Além disso, os participantes, caso sejam maiores de 18 anos, podem concorrer às vagas no ensino superior com o FIES, SiSU ou Prouni.

Inscrições no ENEM PPL

Diferente do exame regular, no PPL quem faz a inscrição não é o próprio participante, mas sim o responsável pedagógico que foi cadastrado anteriormente.

É ele quem reúne todas as informações dos detentos para a inscrição e acessa o site do Exame Nacional do Ensino Médio.

E, inclusive, gera a senha de acesso ao sistema, acompanha transferências, o momento de aplicação do exame e também a entrega dos resultados.

Isso porque as pessoas que estão dentro das unidades prisionais e socioeducativas não têm acesso à internet, o que é necessário para realizar a inscrição no sistema.

Com as provas marcadas para o mês de janeiro de 2022, as inscrições vão até o dia 17 de setembro.

Nesse mesmo período será possível solicitar atendimento especial ou tratamento pelo nome social.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.