Como acessar gabarito oficial das provas do Encceja 2020?

Fez o Encceja 2020? Então, confira os gabaritos das provas e veja como você se saiu antes mesmo do resultado ser divulgado. A prova é voltada às pessoas que querem a certificação de conclusão do ensino fundamental e médio.

Como acessar gabarito oficial das provas do Encceja 2020?
Como acessar gabarito oficial das provas do Encceja 2020? (Imagem: INEP/Reprodução: Twitter)

No último dia 22 de agosto as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foram aplicadas em 622 municípios brasileiros.

Cerca de 1,6 milhão de pessoas se inscreveram, seja para certificação do ensino fundamental ou médio.

Como consultar o gabarito do Encceja 2020?

A consulta é muito simples, basta o candidato acessar o Portal do INEP, lá ele encontra todos os gabaritos e também as provas aplicadas nessa edição do exame.

Vale lembrar que para a redação é necessário aguardar a divulgação do resultado do Encceja 2020. Nesse ano, os temas foram:

  • “Abandono afetivo do idoso no Brasil” para alunos de Ensino Fundamental
  • “Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil” para quem fez as provas do ensino médio.

Os participantes, tanto do ensino fundamental quanto do médio, tiveram que responder a quatro provas objetivas com 30 questões cada uma.

E, para ser aproado, é necessário ter um total de 100 pontos, além de média igual ou superior a 5 na redação.

Balanço do Encceja 2020

De acordo com uma análise preliminar, dos 1.608.136 inscritos confirmados, apenas 474.079 participantes compareceram às provas, o que representa um total de 29,5% dos candidatos.

Os estados que menos tiveram participantes comparecendo foram:

  • Amazonas, com 2.383 participantes de um total de 13.820 inscritos, o que representa apenas 17,2%;
  • Roraima, 1.530 de um total de 8.768 inscritos, um percentual de participação de 17,4%.

Infelizmente, o que se percebe observando os dados é que todos os estados brasileiros tiveram percentuais entre 17,2% e 36,2% de comparecimento.

O que é pouco se pensarmos que os candidatos que não compareceram terão que esperar até o próximo ano para se inscrever novamente.

A participação no Encceja 2020 foi voluntária e gratuita, mas essa é uma das principais formas usadas no Brasil de obter a certificação ode conclusão do ensino fundamental ou médio.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.