Último dia para enviar documentos para matrícula na CNH Social da Paraíba

Na semana passada, o Detran da Paraíba divulgou a lista de 2ª chamada para os candidatos que foram selecionados na CNH Social da Paraíba. Segundo a divulgação, cerca de 32.685 paraibanos que se inscreveram no programa, mas apenas 3 mil foram classificados. 

Último dia para enviar documentos para matrícula na CNH Social da Paraíba
Último dia para enviar documentos para matrícula na CNH Social da Paraíba (Imagem: Reprodução / Portal Goiás)

O que CNH Social?

É uma iniciativa do governo da Paraíba para oferecer habilitações para as pessoas carentes. A intenção é contribuir para o fim da desigualdade social entre as classes oferecendo condições para buscar uma oportunidade de emprego.

Assim, é oferecido de forma gratuita, a Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC), primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A ou B, adição e mudanças de categorias e renovação do documento.

O programa foi lançado em abril de 2021, ofertando 5 mil vagas. 

As vagas são para 14 regiões do estado, o maior número de vagas ficou para a 1ª Região, com sede em João Pessoa (1.639 selecionados). Em segundo lugar ficou a 3ª Região, sediada por Campina Grande (1.105 selecionados).

Quais as gratuidades oferecidas pelo Programa?

Os selecionados são isentos de pagar:

  • aos exames de aptidão física, mental e psicológica e toxicológico, quando exigido;
  • às taxas de obtenção da CNH, inclusão ou alteração de categoria e para emissão do documento
  • à realização dos cursos teórico-técnico e de prática de direção veicular, bem
  • como as aulas ministradas em simulador de direção veicular, quando exigido
  • inerentes à realização de provas teóricas e práticas à renovação da CNH.

Matrícula

Os candidatos que foram selecionados nessa chamada devem realizar a sua inscrição até domingo, 5 de setembro, para anexar os documentos exigidos no site do Detran

É preciso ficar atento, pois cada um dos segmentos tem uma relação de documentos que devem ser enviados, conforme é definido no edital.

Os documentos devem ser enviados em formato PDF, com 1 megabite. Aqueles que não enviarem os documentos serão desclassificados. 

O resultado será divulgado no dia 21 de setembro e os candidatos podem enviar recurso entre os dias 22 de setembro e 1º de outubro.

O período de análise destes recursos será entre os dias 28 de setembro até o dia 07 de outubro com o resultado divulgado no dia 11.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!