Na semana passada, o Detran da Paraíba divulgou a lista de 2ª chamada para os candidatos que foram selecionados na CNH Social da Paraíba. Segundo a divulgação, cerca de 32.685 paraibanos que se inscreveram no programa, mas apenas 3 mil foram classificados.
O que CNH Social?
É uma iniciativa do governo da Paraíba para oferecer habilitações para as pessoas carentes. A intenção é contribuir para o fim da desigualdade social entre as classes oferecendo condições para buscar uma oportunidade de emprego.
Assim, é oferecido de forma gratuita, a Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC), primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A ou B, adição e mudanças de categorias e renovação do documento.
O programa foi lançado em abril de 2021, ofertando 5 mil vagas.
As vagas são para 14 regiões do estado, o maior número de vagas ficou para a 1ª Região, com sede em João Pessoa (1.639 selecionados). Em segundo lugar ficou a 3ª Região, sediada por Campina Grande (1.105 selecionados).
Quais as gratuidades oferecidas pelo Programa?
Os selecionados são isentos de pagar:
- aos exames de aptidão física, mental e psicológica e toxicológico, quando exigido;
- às taxas de obtenção da CNH, inclusão ou alteração de categoria e para emissão do documento
- à realização dos cursos teórico-técnico e de prática de direção veicular, bem
- como as aulas ministradas em simulador de direção veicular, quando exigido
- inerentes à realização de provas teóricas e práticas à renovação da CNH.
Matrícula
Os candidatos que foram selecionados nessa chamada devem realizar a sua inscrição até domingo, 5 de setembro, para anexar os documentos exigidos no site do Detran.
É preciso ficar atento, pois cada um dos segmentos tem uma relação de documentos que devem ser enviados, conforme é definido no edital.
Os documentos devem ser enviados em formato PDF, com 1 megabite. Aqueles que não enviarem os documentos serão desclassificados.
O resultado será divulgado no dia 21 de setembro e os candidatos podem enviar recurso entre os dias 22 de setembro e 1º de outubro.
O período de análise destes recursos será entre os dias 28 de setembro até o dia 07 de outubro com o resultado divulgado no dia 11.