Estados adiantaram feriado de 7 de setembro? Saiba o que funcionará

Alguns feriados brasileiros foram adiantados neste ano em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, em que foi usada essa medida para conter a disseminação do vírus. Saiba aqui se os estados adiantaram o feriado de 7 de setembro e o que irá funcionar.

Estados adiantaram feriado de 7 de setembro? Saiba o que funcionará
Estados adiantaram feriado de 7 de setembro? Saiba o que funcionará (Foto: CDL Juazeiro do Norte)

O feriado de 7 de setembro é um feriado nacional e não foi adiantado pela grande maioria dos governos estaduais. Com isso, essa folga permanece.

Além disso, o Dia da Independência deste ano vai cair em uma terça-feira, então há chances da segunda-feira, 6, ser um ponto facultativo.

Por conta disso, normalmente neste dia nenhum órgão público possui expediente. Já as feiras livres, os sacolões e mercados municipais terão os horários alterados.

O que se comemora no dia 7 de setembro?

Neste dia, o príncipe regente, D. Pedro, filho do rei português D. João VI, foi autorizado a governar caso o rei morresse ou voltasse para Portugal. Após o retorno de seu pai a Portugal em 1821, Dom Pedro assumiu, declarando lealdade ao Brasil.

Feriados nacionais restantes em 2021 

  • 7 de setembro, terça-feira – Independência do Brasil 
  • 12 de outubro, terça-feira – Nossa Senhora Aparecida 
  • 2 de novembro, terça-feira – Finados 
  • 15 de novembro, segunda-feira – Proclamação da República 
  • 25 de dezembro, sábado – Natal

Pontos facultativos restantes em 2021 na administração pública federal 

  • 3 de junho, quinta-feira – Corpus Christi 
  • 28 de outubro, quinta-feira – Dia do Servidor Público – art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, a ser comemorado no dia 
  • 01 de novembro (ponto facultativo) 
  • 24 de dezembro, sexta-feira – véspera de Natal (após às 14 horas) 
  • 31 de dezembro, sexta-feira – véspera de Ano-Novo (após às 14 horas).

Sem desfile

O Ministério da Defesa informou que pelo segundo ano consecutivo, o desfile militar não será realizado, por conta da pandemia. 

Esse cancelamento ocorre mesmo após o GDF liberar, no começo de agosto, a realização de eventos cívicos na capital federal.

O ministério disse que, no lugar do desfile da Independência, as Forças Armadas vão fazer o hasteamento da bandeira em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, com restrição de público.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!