Uberaba iniciou 3ª fase do programa de retomada das aulas do ensino público

A Secretaria Municipal de Educação de Uberaba (MG) deu início na última quarta-feira (1) à terceira etapa do plano de volta às aulas presenciais. As aulas no município acontecem ainda de forma virtual.

Uberaba iniciou 3ª fase do programa de volta as aulas presenciais
Uberaba iniciou 3ª fase do programa de retomada das aulas do ensino público (Imagem/Reprodução: Jair Amaral/EM/D.A Press)

A cidade mineira de Uberaba deu início a mais uma fase do seu Plano de Retomada da Educação.

Agora, estudantes do 6º ao 9º ano e do pré-I puderam voltar às salas de aula presenciais.

Na primeira etapa retornaram os alunos do pré-II, do 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA); enquanto na segunda os do 1º ao 4º ano do ensino fundamental I.

Vale lembrar que as aulas ainda acontecem de forma virtual. Esse avanço no planejamento só foi possível porque o número de casos de Covid-19 no município caiu bastante no mês de agosto.

Volta as aulas presenciais com ensino híbrido em Uberaba

Para permitir que as aulas voltassem foi necessário fazer algumas adaptações. Por exemplo, os estudantes só ficam nas escolas por três horas de aula e duas horas com aulas virtuais.

A ideia é diminuir o tempo de permanência nas escolas, o que, teoricamente, diminuiria também os riscos de contaminação.

Além disso, a frequência na aula presencial é opcional, cabe aos pais ou responsáveis escolher se o estudante participará presencialmente ou de forma virtual.

Se o número de estudantes que optarem pela aula presencial for maior do que a capacidade da sala de aula, um sistema de revezamento terá que ser adotado.

Além disso, todas aquelas medidas já conhecidas devem ser adotadas nas escolas, como o distanciamento social, uso de máscara, entre outras.

E, para garantir a segurança e preservação da saúde de todos, a Secretaria de Educação tem monitorado todo o processo de retorno das atividades presenciais, incluindo os casos suspeitos de contaminação.

“A Secretaria de Educação também acompanha todos os casos de COVID-19 nas unidades de ensino, suspeitos e confirmados, desde a retomada das atividades pedagógicas presenciais, dia 4 de agosto”, afirmou a secretária de educação, Sidnéia Zafalon.

Antes de dar continuidade ao Planejamento, novas análises devem ser feitas.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.