Programa Auxílio Catador libera benefício em dinheiro a partir de hoje (3)

O Governo do Estado do Ceará libera desta sexta-feira, 3, em diante os cartões vinculados ao programa Auxílio Catador. O benefício pode ser retirado nas agências bancárias do Banco do Brasil (BB) e, estão devidamente carregados com os recursos referentes aos meses de março a julho de 2021.

Programa Auxílio Catador libera benefício em dinheiro a partir de hoje (3)
Programa Auxílio Catador libera benefício em dinheiro a partir de hoje (3). (Imagem: Governo do Ceará)

Os beneficiários do Auxílio Catador que ainda não fizeram a retirada do cartão podem comparecer até uma agência do BB para fazer a aquisição.

Se desejar, pode acessar a lista elaborada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), para verificar a data programada para a retirada de cada beneficiário, bem como o respectivo endereço. 

Vale ressaltar que, no ato de retirada do cartão do Auxílio Catador é preciso apresentar o documento de identidade original com foto e o CPF.

De acordo com a Sema, o benefício é direcionado aos trabalhadores que comprovaram a produtividade mensal mínima nas atividades de triagem e seleção de resíduos recicláveis.

Esta ação deve ter sido executada pelo período equivalente ao de liberação do auxílio, ou seja, de março a julho.

O programa Auxílio Catador consiste em uma espécie de auxílio emergencial para os catadores de lixo do Estado do Ceará. O governo estadual estabeleceu parcelas equivalentes a um quarto do salário mínimo, ou seja, R$ 275. Este benefício será pago em 12 parcelas até que se encerre em dezembro de 2021. 

Para se ter uma noção da amplitude do programa, somente em 2020, 1.342 catadores de lixo vinculados a 48 associações em 41 municípios cearenses receberam o Auxílio Catador. Na edição atual foram 2.486 profissionais atrelados a 73 associações de 70 cidades.

Conforme mencionado, os beneficiários do Auxílio Catador podem fazer a retirada do cartão diretamente nas agências do Banco do Brasil. No entanto, o benefício também está disponível em correspondentes bancários, podendo ser usado para realizar compras em estabelecimentos que aceitem cartões emitidos pela bandeira Visa. 

Se por alguma razão o cidadão for elegível ao programa, mas não conseguir fazer a retirada do cartão ou dos valores em si, é preciso entrar em contato com a Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes) pelos canais:

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.