Devido ao feriado nacional da Independência do Brasil, na próxima terça-feira (7) o funcionamento de diversos estabelecidos passará por mudanças. Entenda se a Caixa, BB, Santander, Bradesco e Itaú farão atendimento segunda (6) e terça-feira (7).
Pela segunda vez, a comemoração da Independência do Brasil acontece em meio à pandemia de covid-19. Por conta dessa data acontecer em uma terça-feira (7), alguns terão direito a uma folga prolongada — incluindo a próxima segunda-feira (6).
Caixa, BB, Santander, Bradesco e Itaú farão atendimento segunda (6) e terça-feira (7)?
Na próxima terça-feira (7), feriado nacional, os bancos não terão atendimento presencial. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências permanecerão fechadas.
Já com relação à segunda-feira (6), os bancos abrem normalmente nos locais que não aderiram ao ponto facultativo.
Apesar do feriado, o sistema de autoatendimento (caixas eletrônicos) estará disponível nas agências. Do mesmo modo, a população poderá contar com os canais e remotos de atendimento, como internet, computador, telefone e celular.
Vale destacar que, com relação às transferências bancárias realizadas pela internet, somente os envios feitos por Pix contam com compensação imediata. O DOC e TED possuem compensação apenas em dias úteis.
As contas de consumo — como energia, água, telefone, entre outros — e carnês com vencimento para o dia 7 de setembro poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil, quarta-feira (8).
A Febraban reforça que os pagamentos que caírem nas datas dos feriados antecipados continuam com o mesmo prazo. A entidade alega que os bancos não podem, por iniciativa própria, mudar essas datas.
Isto ocorre porque as instituições seguem as condições contratuais com os emissores dos boletos. Além disso, há a necessidade de seguir as normas de liquidação e compensação de pagamentos do Banco Central.
Orientação da Febraban em meio à pandemia
De acordo com a Febraban, devido à pandemia de covid-19, os bancos darão prioridade ao atendimento por seus canais digitais — nas localidades em que houver antecipação de feriados ou com restrições mais rigorosas de isolamento social.
As instituições bancárias recomendam que os cidadãos concentrem, ao máximo, as atividades bancárias em meios alternativos. Como exemplo, estão o aplicativo de celular e internet, pelo atendimento telefônico e nos canais eletrônicos, nas salas de autoatendimento das agências e caixas 24 horas.