Fortaleza confirma retorno presencial em ensino híbrido para rede municipal

Plano de retomada da educação em Fortaleza foi elaborado em três etapas e deve ser iniciado no dia 8 de setembro. As aulas acontecerão com ensino híbrido e turmas escalonadas.

Fortaleza confirma retorno presencial em ensino híbrido para rede municipal
Fortaleza confirma retorno presencial em ensino híbrido para rede municipal (Imagem/Reprodução: Thiago Gadelha)

Retorno das aulas presenciais em Fortaleza, capital do Ceará, acontecerá logo após o feriado de 7 de setembro.

“Nós estamos agora anunciando a retomada das aulas presenciais aqui na rede escolar municipal, haja vista que as aulas remotas já estão acontecendo desde o início da pandemia”, pontuou o prefeito José Sarto.

O retorno vai acontecer de forma gradual e no sistema de rodízio, onde uma parte dos estudantes está em sala de aula enquanto que a outra acompanha as aulas virtualmente.

Ensino híbrido em Fortaleza

Para controlar melhor esse retorno, foram elaboradas três etapas no plano de retomada, afirmou a secretária municipal de Educação, Dadila Saldanha.

Em cada uma delas a ocupação máxima das salas de aula é de 50%. Essa divisão das turmas será feita de acordo com a caderneta escolar e servirá para controlar o sistema de revezamento e a ocupação.

“Iniciaremos dia 8 com a educação infantil, com o infantil 3, 4 e 5 e o 1º e 2º ano do ensino fundamental. Na semana seguinte nós retornaremos com o restante da educação infantil, que é o infantil 1 e 2, com as crianças pequenas, e os 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. Por fim, na última semana do Plano de Retorno, que já inicia dia 20 de setembro, o 6º ao 9º do ensino fundamental e a educação de jovens e adultos”, explica a secretária de educação.

Para permitir um retorno presencial algumas medidas tiveram de ser tomadas. Assim, a Secretaria de Educação e a Vigilância Sanitária visitaram todas as unidades escolares para identificar as necessidades de adaptação.

Além disso, os estudantes poderão contar com suporte para aceso a internet e materiais didáticos, afirmou Dadila Saldanha.

“Nesse processo de revezamento todos os estudantes receberão a orientação dos professores e nós já distribuímos todos os materiais de livros didáticos, material estruturado e também chips e tablets que vão guiar todo o trabalho que está sendo desenvolvido junto as equipes pedagógicas”.

No primeiro dia de aula os estudantes receberão todas as orientações necessárias para garantir a segurança de todos nessa volta às aulas.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.