Detran-MS lança novo prazo mais ágil para divulgar resultados de exames

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) reduziu o prazo de entrega dos resultados de exames teóricos para apenas 24 horas em municípios localizados no interior do Estado. O novo prazo já está valendo. Antes da mudança, era necessário esperar até quatro dias para receber o resultado, em decorrência da falta de sistema digital.

Detran-MS divulga novo prazo mais ágil para divulgar resultados de exames
Detran-MS divulga novo prazo mais ágil para divulgar resultados de exames (Imagem: Divulgação/Detran-MS)

O órgão disse que com o novo fluxo de correções, os cartões-resposta das provas passam a ser enviados para a banca examinadora de forma digital. 

“Antes, esses documentos saíam do interior para a Capital por malote. Agora, o servidor do Detran-MS e o aplicador da prova peça Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e a Cultura) farão a digitalização dos cartões nas agências locais e a informação será anexada ao sistema de correção do Departamento em tempo real. Com isso, o aluno ganha tempo na marcação do exame prático, além de minimizar a ansiedade”, explicou a diretora de Habilitação do Detran, Lina Issa Zeinab ao jornal Campo Grande News.

Esta alteração integra a iniciativa do Detran em oferecer cada vez mais praticidade para os usuários. Futuramente, o mesmo sistema utilizado em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, deve ser empregado nas outras cidades do estado. 

“Nossa intenção é expandir esse formato para todo o Estado, mas enquanto isso não acontece, mudamos o procedimento na certeza de que o cliente será beneficiado”, falou a diretora.

Entre janeiro e agosto deste ano, foram realizadas 42.452 provas teóricas em todo o estado do mato Grosso do Sul.

“Se levarmos em conta que em todo o ano de 2020 foram aplicados 50.300 testes, podemos observar que o número total até o fim de 2021 vai superar essa marca, o que nos garante que estamos no caminho certo para um atendimento de forma mais ágil e eficaz”, finalizou Lina. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.