UFSC confirma interesse em retorno 100% presencial das aulas em 2022

Projeção feita pela Reitoria da UFSC vê possibilidade de retorno das aulas totalmente presencial a partir de março de 2022. No entanto, isso vai depender do controle da Covid-19 no estado.

UFSC confirma interesse em retorno 100% presencial das aulas em 2022
UFSC confirma interesse em retorno 100% presencial das aulas em 2022 (Imagem/Reprodução: Vestibular 2022)

Com mais de um ano sem aulas presencias, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) analisa a possibilidade de retomar suas atividades no começo de 2022.

Atualmente os 50 mil alunos, que estão espalhados pelos cinco campi da instituição, estão acompanhando o semestre remotamente.

Volta as aulas presenciais na UFSC

De acordo com o chefe de gabinete da reitoria da universidade, Áureo Moraes, a projeção é que o retorno aconteça no mês de março do próximo ano.

“O retorno presencial pleno poderá ocorrer após o termino do semestre 2021.2, em 26 de março do ano que vem. Caso os índices diminuam, teremos condições de dizer que o primeiro semestre de 2022, previsto para começar em final de março, será presencial”, afirmou Moraes.

No entanto, para isso ser possível é necessário que a Covid-19 recue no estado. Essa queda leva em consideração diversos fatores, como: número de casos, taxa de contaminação, internações, ocupação de UTIs e óbitos.

A gente tem feito esse acompanhamento. Antes de voltarmos precisamos analisar uma série de fatores. Por exemplo, nós temos um universo muito grande de estudantes que alteraram o dia-a-dia em função da pandemia e voltaram para suas cidades natais. Eles precisam recompor toda a rotina e estar novamente no local onde cursam a faculdade, e isso leva tempo”, acrescentou ele.

Além desses aspectos, a universidade também aguarda um alto índice de imunização da população.

Pois, essa é uma medida básica para garantir a saúde de todos, dentro e fora da instituição, já que só assim os estudantes têm a possibilidade de não se “transformar em potenciais vetores de transmissão

Além disso, o calendário 2022 ainda precisa ser aprovado, o que só deve acontecer em dezembro desse ano.

Atualmente a instituição conta com algumas atividades presenciais, geralmente aulas práticas, essa é a etapa de Pré-fase 2 do Plano de Retomada da UFSC.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 8

UFSC confirma interesse em retorno 100% presencial das aulas em 2022

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA