Começaram a valer hoje, 01, as novas regras para contratação de seguro de veículos em todo Brasil. A finalidade destas mudanças, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep) é flexibilizar os critérios para aumentar o acesso ao serviço.
Partindo deste ponto, o objetivo é que a contratação do serviço se torne mais personalizado, garantindo até mesmo um serviço mais em conta. No caso de donos de veículos mais antigos, por exemplo, podem contratar a segurança somente em casos de acidentes.
Uma pesquisa de 2019 realizada pelo Departamento Nacional de Trânsito, revelou que 84% da frota do país não está assegurada.
“As mudanças no seguro auto propiciarão muitas oportunidades para o mercado e, principalmente, para novos consumidores de seguro. Trata-se de oferecer mais acesso e possibilidade de escolhas”, disse Solange Vieira, superintendente da Susep.
A FenSeg (Federação Nacional de Seguros) acredita que as novas regras tornam as relações contratuais mais transparentes. Além de deixar que o serviço de seguro de veículos atenda cada cliente da melhor forma para cada um.
“A padronização de produtos deixa de ser a forma clássica de atuação das seguradoras. A Circular estimula a criação de novos produtos, com claro ganho de eficiência. O resultado é o aumento da competitividade e da inovação no segmento”, disse Antonio Trindade, presidente da FenSeg.
Principais mudanças no seguro de veículos
- Cobertura de casco pode ser realizada para um ou vários tipos de riscos selecionados, seja ele furto, roubo, colisão ou incêndios
- O seguro do automóvel pode ser contratado juntamente com outras modalidades de seguro, como residencial e empresarial
- Seguro poderá ser vinculado ao condutor, o que permite que seja usado em veículos alugados, compartilhados, entre outros
- A cobertura parcial do veículo está permitida
- as seguradoras poderão realizar reparo do veículo exclusivamente em oficina de rede referenciada da seguradora
- Seguradoras poderão cobrar franquia em casos de indenização total seja por incêndio, queda de raio e explosão.