Presidente da CAIXA anuncia empréstimo junto ao governo e chama de “revolução”

Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica, disse ontem, 31, que a instituição fará “a maior operação de crédito da história do Brasil”. Guimarães não deu detalhes desta operação, porém afirmou que ela representará uma revolução no mercado financeiro. E garantiu que cerca de cem milhões de pessoas serão beneficiadas com uma linha diferenciada da Caixa.

Presidente da CAIXA anuncia empréstimo junto ao governo e chama de "revolução"
Presidente da CAIXA anuncia empréstimo junto ao governo e chama de “revolução” (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente da Caixa disse que Jair Bolsonaro irá anunciar a novidade em no máximo três semanas. Guimarães esteve junto ao presidente do Brasil na inauguração de um complexo de captação e tratamento de água em Uberlândia (MG).

“Daqui a umas duas ou três semanas o presidente vai anunciar uma revolução no mercado financeiro. A Caixa vai fazer a maior operação de crédito da história do Brasil. Mais de 100 milhões de pessoas terão uma linha diferenciada na Caixa. Aguardem que vai ser uma coisa histórica, focado em quem menos tem”, disse Guimarães durante o  evento.

Pedro Guimarães, como revelou a colunista Nalu Gaspar, do O Globo, esteve a frente da resistência dos bancos públicos na adesão da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) ao manifesto de mais de 200 entidades pela harmonia entre os poderes que seria revelado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

De acordo com o relato de pessoas envoltas na crise, Pedro ligou para os presidentes de no mínimo duas instituições financeiras e insinuou que eles poderiam ficar de fora de negócios com o governo. Como por exemplo, mandatos para representação ofertas de títulos e ações de empresas públicas na Bolsa de Valores, caso concordassem em assinar o documento. 

Caixa

Esta é uma instituição financeira brasileira, sob a forma de empresa pública, com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília, no Distrito Federal, e com filiais em todo o território nacional. É vinculada ao Ministério da Economia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.