Passaporte da Vacina no RJ ganha nova data de lançamento para este mês

A exigência sobre o passaporte da vacina no Rio de Janeiro (RJ) foi adiada. A ação que consiste na apresentação do comprovante de vacinação teria início nesta quarta-feira, 1º, mas foi adiada pela prefeitura para o dia 15 de setembro. 

Passaporte da Vacina no RJ ganha nova data de lançamento para este mês
Passaporte da Vacina no RJ ganha nova data de lançamento para este mês. (Imagem: Canaltech)

A iniciativa foi regulamentada por um decreto publicado pela Prefeitura do Rio de Janeiro no Diário Oficial do Município na última semana. O texto prevê a obrigatoriedade de documento para ter livre acesso a estabelecimentos de uso coletivo na capital carioca. 

O objetivo da cidade em requerer a apresentação do comprovante de vacinação, o que será o passaporte da vacina, é o de estimular a vacinação da população que ainda não se dirigiu aos postos de imunização.

Trata-se de uma medida de segurança à saúde pública em um momento tão delicado pelo qual o país e a cidade ainda tem passado enfrentando a Covid-19.

Portanto, será preciso obter o passaporte da vacina para desfrutar de ambientes como academias, teatros, cinemas, clubes, entre tantos outros locais.

Mas antes, é preciso explicar que este comprovante de vacinação é emitido pela plataforma Conecte SUS, tanto no site quanto no aplicativo para celular, os quais têm apresentado instabilidade nos últimos dias. 

Diante deste problema a prefeitura do RJ decidiu prorrogar o prazo de vigência do passaporte da vacina, tendo em vista que a instabilidade no sistema tem impedido que muitos usuários emitam o comprovante.

A iniciativa irá contemplar cerca de 500 mil pessoas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina ou que estão com a segunda dose atrasada. 

Em nota, a prefeitura do RJ destacou o adiamento de tal obrigatoriedade para o dia 15 de setembro e fez a seguinte declaração:

“Nesse período, entre os dias 1º e 14 de setembro, será realizada uma série de ações educativas com o setor regulado e essa cobrança pode ser iniciada por cada setor que já se sinta preparado e queira estimular a vacinação”.

A partir do dia 15 de setembro o passaporte da vacina será exigido nos seguintes estabelecimentos:

  • Academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico e clubes sociais
  • Vilas olímpicas, estádios e ginásios esportivos
  • Cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil e pistas de patinação
  • Atividades de entretenimento, exceto quando expressamente vedadas
  • Locais de visitação turísticas, museus, galerias e exposições de arte, aquário, parques de diversões, parques temáticos, parques aquáticos, apresentações e drive-in
  • Conferências, convenções e feiras comerciais

Lembrando que a obrigatoriedade em apresentar o comprovante de vacinação não é direcionada somente ao recebimento da primeira dose da vacina, como também da segunda para quem já cumpriu o intervalo de atuação entre ambas as doses, mas que não concluiu o esquema vacinal.

De toda forma, podem ser apresentados os seguintes documentos como um passaporte da vacina:

  • Documento de identidade original com foto (RG);
  • Certificado digital da vacina, adquirido pela plataforma Conecte SUS;
  • Comprovante, caderneta ou cartão de vacinação respectivamente impressos em papel timbrado, emitido no ato da vacinação na unidade de saúde. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.