IPVA da Paraíba com desconto de 10% vence hoje (31) para placa final 8

Termina hoje, 31, o prazo para os motoristas de veículos com placa final 8 na Paraíba, pagarem o IPVA  à vista com desconto de 10%. Além da opção de pagar o imposto à vista, os condutores possuem outras duas formas de pagamento. 

IPVA da Paraíba com desconto de 10% vence hoje (31) para placa final 8
IPVA da Paraíba com desconto de 10% vence hoje (31) para placa final 8 (Imagem: FDR)

Quem optou pelo pagamento parcelado, a terceira e última parcela também deve ser paga hoje. Já quem optou por pagar o IPVA em cota única, porém sem desconto, o prazo é 29 de outubro.

Como imprimir os boletos do IPVA

Os contribuintes tem acesso aos boletos através do site da Secretaria da Fazenda e no site do Detran-PB.

O pagamento deve ser feito as agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, no serviço de autoatendimento, casas lotéricas ou aplicativos.

A data de vencimento do boleto é a mesma de sua emissão e o pagamento dele ser feito após uma hora da emissão diretamente na rede bancária ou nas casas lotéricas.

Isenção 

Para as categorias que possuem direito a isenção do pagamento, como deficientes físicos, além de, taxistas, veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico; motofretistas e motoboys com motos de até 150 cilindradas, de placa final 8, que solicitaram, em 2020, a isenção do IPVA, devem enviar a documentação através de email até hoje ainda para comprovar a isenção e solicitar a isenção para 2022.

Os documentos devem ser enviados para: [email protected]. Envie o: documento do veículo; carteira de habilitação; comprovante de residência; e o laudo médico ou a autorização de compra do ICMS, no formato PDF.

É importante destacar que a isenção do IPVA não isenta os contribuintes das demais taxas que envolvem o emplacamento, como licenciamento do Detran e seguro obrigatório (DPVAT).

IPVA 2022 deve assustar proprietários após alta no preço dos veículos

Os preços dos carros dispararam no Brasil desde o início da pandemia. Sejam eles usados, novos ou seminovos, os preços não estão nada convidativos. Como se isto não bastasse, o valor do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) também irá subir por conta do aumento no preço dos automóveis.

A projeção é de alta no imposto. Devido a falta de semicondutores, algumas montadoras não estão produzindo carros neste mês. Juntamente com isso, a disparada do dólar também impacta e essa soma indica um IPVA mais caro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.